790 da CLT - com a redação dada pela Reforma Trabalhista (Lei nº -, a parte que recebe salário superior a 40% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (que corresponde a R$ 2.
Caso as contribuições em atraso sejam superiores a cinco anos, o valor que você deve pagar de INSS retroativo é calculado levando em consideração 80% das contribuições com o valor mais alto que você já efetuou.
Multa: Calculada à taxa de 0,33% (trinta e três centésimos por cento), por dia de atraso. A multa será calculada a partir do primeiro dia subsequente ao do vencimento do prazo previsto para o pagamento do tributo ou da contribuição até o dia em que ocorrer o seu pagamento.
Mais de 5 anos de atraso:
Se o período atrasado tiver menos de 5 anos, você pode calcular o valor diretamente na Internet. Para períodos anteriores, vá até uma agência do INSS.
Já o Contribuinte Individual, que tem obrigação contribuir para a Previdência Social, pode pagar o INSS atrasado a qualquer momento. Entretanto, as parcelas em atraso devem ser divididas em duas situações: parcelas com até 5 anos de atraso, e parcelas com mais de 5 anos de atraso.
3º, inciso V, da Portaria 123/20 do INSS, o serviço de acerto de CNIS pode ser solicitado pela Central 135 ou nas Agências de Previdência Social (APS). A solicitação pelo 135 abre uma tarefa no portal do Meu INSS, onde o segurado (ou procurador) poderá juntar documentos para comprovação do seu direito.
Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, Clique em “novo requerimento”. Digite no campo “pesquisar” a palavra “dados” e selecione o serviço desejado. Clique em “Novo requerimento” e digite no campo “pesquisar” a palavra “atualização” e selecione o serviço desejado.
Para isso, basta acessar o site do Meu INSS e escolher a opção “Atualização de Tempo de Contribuição”. CTPS: todos os dados do trabalhador estão na Carteira de Trabalho, então através desse documento é possível atualizar o CNIS.