Justificativa. O pré-projeto de pesquisa em graduação ou pós-graduação também exige uma justificativa que deve ter de dois a três parágrafos, num total de 12 linhas. Nesse tópico, o estudante deve destacar a relevância do tema e contextualizá-lo dentro de uma realidade específica.
A justificativa de uma pesquisa serve para você expressar, por meio de um texto breve, organizado em um único parágrafo quando integrado ao texto da introdução, no caso de um artigo científico, a relevância do estudo desenvolvido. A justificativa deve abordar dois aspectos: relevância e originalidade.
Na justificativa deve-se indicar: a) Relevância da pesquisa: prática e intelectual; b) Contribuições para compreensão ou solução do problema que poderá advir com a realização de tal pesquisa; c) Estado da arte, estágio de desenvolvimento do tema proposto, como vem sendo tratado na literatura.
A justificativa é por que e a metodologia é como vai trabalhar o projeto. É importante que ela seja colaborativa, integrativa, multidisciplinar e abrangente.
JUSTIFICATIVA: inserir a justificativa, explicando qual a importância de realizar essa atividade, com esse tema, nessa faixa etária. OBJETIVOS: inserir neste espaço os objetivos de aprendizagem, isto é, o que você espera que as crianças aprendam a partir….
Como montar um projeto escolar inovador em 9 etapas:
Roteiro para Elaboração de Projetos
Projeto didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolve uma situação- problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos(o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais(o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma exposição, que vai ser apreciado por alguém).
A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares. ... Trabalhar com projetos implica, para o professor, refletir a sua prática pedagógica. A avaliação, em propostas como essa, tem um sentido significativo. Não é só a avaliação dos alunos.
Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).
O conteúdo é um item do plano de aula que está diretamente relacionado ao tema, pois é subordinado a ele, e ao objetivo da aula. Através da exposição e da exploração dos conteúdos, o professor conduz o aprendizado dos alunos de forma a atingir os objetivos que predefiniu em seu planejamento de aula.
Vamos aos sinais:
A Forma e Conteúdo são duas categorias dialéticas, indissociáveis, que permitem apresentar em forma de pensamento a realidade objetivada com suas múltiplas determinações. Elas estão imbricadas nas obras literárias.
Significado de Forma. substantivo feminino Aspecto físico próprio dos objetos e seres, como resultado da configuração de suas partes; feitio: a forma de um armário. Condição física a partir da qual um corpo se configura; aspecto: forma gasosa. Aspecto físico de algo ou alguém; aparência: formas belíssimas.
a forma,nas artes visuais,é o resultado de um processo criativo,expressivo,original e individual. ... a criatividade artística do homem é expressa através de elementos visuais que devidamente organizados dão origem a representações bidimensionais-o desenho da pintura-formas tridimensionais-a escultura-ou mistas-a gravura.