A história do Serviço Social no Brasil surgiu na década de 1930. Nesse período, o país passava por um período turbulento, com diversas manifestações da classe trabalhadora, que reivindicava por melhores condições de trabalho e justiça social.
Analisando o contexto no qual se originou a categoria profissional Serviço social, pode-se perceber o quanto a mesma no decorrer de sua construção, sofreu influências de diversas vertentes teóricas, sendo as principais, o positivismo, a fenomenologia e a que fundamenta a maior parte da prática dos assistentes sociais, ...
A questão dos métodos são discutidos e estudados por grande parte da categoria, expressando-se em três principais correntes: Positivismo, Marxismo e Fenomenologia, entre outras, que são tidas pela profissão ao longo do seu processo de ruptura com o conservadorismo.
A presença do neotomismo no Serviço Social marca profundamente a profissão desde a fundação da primeira escola de Serviço Social no Brasil. ... Toda a visão de homem e de sociedade adotada na profissão se dará a partir da visão católica, tendo como sustentação filosófica o neotomismo.
Uma identidade atribuída pelas classes dominadas, Estado e Igreja, preocupados com os problemas e a reação da burguesia. Quais as atividades são consideradas como protoformas do Serviço Social na França? Resposta Selecionada: b. Supervisoras de fábrica e visitadoras sociais.
As Escolas de Serviço Social européias não datam todas na mesma época. ... Do início do século XX até os anos vinte, foram registrados outros sete casos de surgimento de cursos de serviço social: França (1907), Suíça (1908), Suécia (1910), Áustria (1912), Finlândia (1918), Noruega (1920) e Bélgica (1920).
Ou seja, a fenomenologia, visa descrever os fenômenos tais como são vividos. Dessa forma, a fenomenologia é relativa, refletindo sobre o homem (o que importa é o sujeito social que vive a ação) e a compreensão e análise da consciência, no campo das ciências humanas.
O tomismo é a filosofia escolástica de São Tomás de Aquino (1225-1274), e que se caracteriza, sobretudo pela tentativa de conciliar o aristotelismo com o cristianismo.
O termo Escolástica refere-se à produção filosófica que aconteceu na Idade Média, entre os séculos IX e XIII d.C. Em comparação com a Patrística, vertente anterior da Filosofia Medieval, a Escolástica está situada em um período de intensidade do domínio católico sobre a Europa.
Aristotelismo é a influência exercida pela filosofia de Aristóteles ao longo da história do pensamento ocidental.
São Tomás de Aquino defendeu a filosofia escolástica, que baseava-se no método cristão e filosófico pregado na união entre a razão e a fé. Esta filosofia foi amplamente difundida nas universidades medievais europeias. Como exemplo de obra da escolástica, escrita por São Tomás de Aquino, tem-se a “Summa Theologica“.
Na terminologia filosófica, a abstração é o processo de pensamento onde as idéias são distanciadas dos objetos. A propriedade de "o quanto vermelho" e a relação sobre ou não, são, portanto, abstrações desses objetos. ...
7 de março de 1274
Assim, o filósofo cristão distingue cinco vias para caracterizar o conhecimento e provar a existência de Deus. Vejamos quais são: ... Primeiro motor imóvel: esta primeira via supõe a existência do movimento no universo. Porém, um ser não move a si mesmo, só podendo, então, mover outro ou por outro ser movido.
Índice
A prova é magistralmente simples. Ela consiste em mostrar que, porque existe em nós a simples ideia de um ser perfeito e infinito, daí resulta que esse ser necessariamente tem que existir. Descartes conclui que Deus existe pelo facto de a sua ideia existir em nós.
A FILOSOFIA DE SANTO TOMÁS DE AQUINO Uma de suas ideias centrais é a rejeição do absoluto antagonismo entre a razão e a fé. Para Aquino, existiriam as “verdades da fé”, atingíveis apenas por meio da revelação cristã, às quais não poderemos chegar através da razão.
Suma Teológica
Tomás de Aquino, em italiano Tommaso d'Aquino (Roccasecca, 1225 – Fossanova, 7 de março de 1274), foi um frade católico italiano da Ordem dos Pregadores (dominicano) cujas obras tiveram enorme influência na teologia e na filosofia, principalmente na tradição conhecida como Escolástica, e que, por isso, é conhecido como ...
A Filosofia conduz ne- cessariamente a uma pesquisa sobre Deus com base na luz natural da razão; a Teologia, como estudo de Deus, tem como ponto de partida a revelação, procu- rando refletir sobre a mensagem bíblica, de forma metódica.
A relação entre a Filosofia e a Teologia trata-se de um tema recor- rente na história do conhecimento humano e na tradição cristã ociden- tal. ... Nesta relação frutuosa da filosofia com a teologia, penso que a filosofia tem a missão de iluminar a fé com a luz da razão.
Contra aqueles, Tomás afirma que todo conhecimento da existência de Deus provém da realidade sensível, que é efeito do poder deste. Esse conhecimento pelos efeitos não exaure o que é Deus, mas é suficiente para se chegar a concebê-lo como causa de toda e qualquer realidade.
Com sua teoria do conhecimento, que "convoca" a vontade e a iniciativa de cada um na direção do aperfeiçoamento, São Tomás de Aquino legou à educação sobretudo a idéia de autodisciplina. Foi essa a marca do ensino cristão, que alcançaria sua máxima eficiência, em termos de doutrinação, com os jesuítas, já no século 16.
7 de março de 1274
A filosofia de São Tomás de Aquino traz a questão da felicidade integrada à vida humana como um todo. Nela, todas as criaturas possuem um só e mesmo fim último: Deus. Entretanto, cada uma alcança esse fim conforme a sua natureza. O homem o alcança através de um ato do intelecto especulativo.
Deve ser justa, conforme as variadas formas de justiça, a saber: justiça legal, comutativa e distributiva. O contrário redundaria em contradição, pois se a lei é produto da razão, esta não pode ir contra si mesma.