EQST

Quando Se Usa A Crase?

Quando se usa a crase?

Cinco dicas simples sobre o uso da crase:

  • A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas: Essa é a regra básica para quem quer aprender mais sobre o uso da crase. ...
  • Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora: Antes de locuções indicativas de horas, empregue o acento grave.

Quando ocorre o uso da crase?

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Quais as regras da crase?

A crase deve ser usada nos seguintes casos:

  1. Antes de palavras femininas. Exemplo: Vou à padaria (a + a). ...
  2. Na indicação de horas. Exemplo: A aula começa às 8h. ...
  3. Nas locuções prepositivas e conjuntivas femininas. Exemplos: ...
  4. Com os pronomes aquele, aquela, aquilo, quando eles fazem contração com a preposição “a”

Foi a feira tem crase?

Não tem crase antes de palavras masculinas - mas tem exceções. ... Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'.

Está à frente tem crase?

A expressão frente a frente, que significa “cara a cara”, “face a face”, “um diante do outro”, deve ser escrita sem hífen e sem crase. ... E o a não tem o acento grave, pois não se usa crase em expressões com palavras repetidas.

Tem ou não tem crase?

Importante: a crase não é o acento, é o processo de junção da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”. O acento chama-se acento grave marcador de crase.

Quanto às atividades tem crase?

Na frase 3, a crase ocorre porque o substantivo “aversão” exigiu a preposição “a” e o substantivo “atividade” admitiu o artigo feminino “a”. Na frase 4, “aversão” exige preposição “a”, mas “trabalho” é substantivo masculino, por isso não há crase.

Quanto às informações tem crase?

Informação, sanção e tortura, estão aí no sentido geral e não para referir-se a uma situação específica como nos exemplos abaixo, onde sim é necessária a crase: Acesso à informação do Portal de Transparência. Sujeita à sanção de invalidação do ato.

Quanto à entrega tem crase?

O uso da crase depende do contexto da frase. Se for uma locução adverbial feminina, usamos "à pronta-entrega" (com crase). Se for sujeito, usamos "a pronta-entrega" (sem crase).

Tem crase antes de sua?

05) Quando o a estiver no singular, diante de uma palavra no plural, não ocorre crase. ... 06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.

Tem crase antes de pronome relativo?

Não devemos, em regra, empregar o sinal indicativo de crase antes dos pronomes relativos: que, quem, cujo(s), cuja(s)! Exemplo: Este é o filme a que me referi ontem.

Tem a pronto entrega?

Resposta: Normalmente se escreve sem o artigo (e com hífen): de pronta-entrega, com pronta-entrega, para pronta-entrega e a pronta-entrega (plural: pronta-entregas ou prontas-entregas).

E enquanto ou em quanto?

As duas formas existem na língua portuguesa. O termo enquanto é usado para transmitir a ideia de tempo ou condição. Já a expressão em quanto é usada para averiguar, especialmente, a quantidade ou o preço de algo.

Quanto à Ou quanto as?

A expressão “quanto a”, que significa “no que se refere a” ou “relativamente a” é composta de dois vocábulos, sendo o último uma preposição “a”, o que a torna uma locução prepositiva. Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o “a” será craseado.

Quanto à utilização?

A expressão quanto a, que significa no que se refere a, relativamente a, é composta de dois vocábulos, sendo o último uma preposição (a), o que a torna uma locução prepositiva.

Quanto à questão ou quanto à questão?

Sendo assim, a frase correta será: “Eu respondo a questões ou às questões (se precisar de artigo) de provas todos os dias”.

É certo usar pra?

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

Qual é o certo para mim ou para eu?

O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. ... Na dúvida sempre faça uma pergunta ao verbo: se a resposta tiver um sujeito, então é pronome do caso reto, caso contrário, será objeto.

É errado falar pra mim?

Tais sentenças estão, segundo a norma culta, gramaticalmente incorretas e devem ser evitadas. As frases deveriam ser escritas da seguinte forma: “Empresta o livro para eu ler” e “Trouxe um sanduíche para eu comer depois”. Nessas situações, o pronome pessoal eu tem a função de sujeito do verbo no infinitivo.

Quando usar o termo ora?

“O metrô transporta mais de cem mil passageiros POR HORA.” (Ou seja, a cada 60 minutos, cem mil passageiros utilizam esse meio de transporte.) Já a palavra ORA (sem H) significa "agora", "neste momento". A expressão POR ORA, sem H, é usada no lugar de POR ENQUANTO ou NESTE MOMENTO.

O que significa a expressão ora?

Significado de Ora interjeição Indica espanto, dúvida, desinteresse. ... locução interjeição Ora bolas. Expressa um misto de surpresa, decepção e descaso: ora bolas!

Qual é o significado da palavra Hera?

Hera: Significa “heroína”, “guerreira”, “a escolhida”. ... Hera é a rainha do Olimpo (morada dos principais deuses na mitologia grega) e equivale à deusa Juno para os romanos. Esposa de Zeus (deus dos deuses), ela é a deusa da fidelidade conjugal e também dos partos.

O que quer dizer a palavra discurso?

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.

Como se preparar para um discurso?

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação:

  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.
  2. Cite estatísticas notáveis.
  3. Faça uma pergunta retórica.
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante.
  5. Conte uma história.
  6. Não tenha medo de utilizar o humor.
  7. Cite outra pessoa.