EQST

Quando O ISS Deve Ser Recolhido Pelo Prestador Do Serviço?

Quando o ISS deve ser recolhido pelo prestador do serviço?

A regra geral existente é que o ISS será recolhido para o Município onde está o estabelecimento prestador, no entanto, com a alteração legislativa mencionada, o imposto deverá ser recolhido para o Município onde o serviço será prestado.

Como funciona o recolhimento do ISS?

O recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS é feito para a Prefeitura Municipal, através de guia própria. No caso de empresas optantes pelo Simples Nacional, o ISS próprio é recolhido na própria guia DAS, juntamente com os demais tributos.

Quando pagar o ISS?

Como regra geral o contribuinte do ISS deverá pagar até o dia 10 de cada mês o imposto correspondente aos serviços prestados, tomados ou intermediados no mês anterior.

Como recolher o ISS retido na fonte?

O ato é realizado no próprio pagamento pelo serviço da empresa contratada. Geralmente, a situação ocorre com empresas optantes pelo Simples Nacional. Quando o ISS é retido, o valor é descontado do pagamento regular dos tributos feito pela empresa. Desta forma, o pagamento é realizado com o desconto do tributo.

Como é feita a contabilização do ISS?

2.

Como contabilizar notas de prestação de serviços?

O valor de todas as movimentações financeiras de cobranças e pagamentos realizados pelo prestador de serviço devem ser contabilizados. A movimentação de valores recebidos será registrada no ativo circulante, na conta de caixa, bancos ou cartão de crédito, tendo em contrapartida, uma obrigação no passivo.

O que é ISS a recuperar?

Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) a recuperar.

Como se contabilizar ISS retido em uma empresa do Simples Nacional?

A Lei Complementar nº 116/2003 em seu artigo 3° define a responsabilidade da retenção do ISS, nesse caso o prestador deve informar o valor a ser retido na nota fiscal, onde para o prestador optante pelo Simples Nacional o destaque é feito em cima do percentual de imposto devido em sua faixa de enquadramento do Simples.

O que deve ser retido na fonte quando o prestador é uma empresa enquadrada no Simples Nacional?

Portanto, podemos concluir que o optante pelo Simples Nacional sendo o contribuinte tomador e prestador de serviços está dispensado de realizar e sofrer a retenção das contribuições de PIS/COFINS/CSLL na alíquota de 4,65%. Ressalto que ainda na Instrução Normativa nº 459/2004, no art.

Como fazer lançamento de ISS retido?

2.

Como contabilizar INSS retido na folha de pagamento?

A retenção da contribuição ao INSS pela empresa contratante (tomadora dos serviços), que tem a obrigatoriedade de reter e recolher a contribuição, deverá ser registrada a crédito de conta própria do subgrupo de impostos e contribuições a recolher, no Passivo Circulante (PC), que pode ser denominada "INSS Retido na ...

Como contabilizar os impostos retidos na fonte?

O registro da compensação dos valores do Imposto de Renda e das Contribuições retidos na fonte com os montantes devidos dos respectivos tributos se dará por meio da transferência do saldo das contas do subgrupo de “Impostos e Contribuições a Recuperar ou a Compensar”, do ativo circulante, com as contas de “Impostos e ...

Quais os impostos e contribuições abrangidos e os não abrangidos pelo Simples?

IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES ABRANGIDOS PELO SIMPLES NACIONAL VIII – ISS - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza. IX - Demais contribuições instituídas pela União, inclusive as contribuições para as entidades privadas de serviço social e de formação profissional vinculadas ao sistema sindical, de que trata o art.