Falar mal do empregador ou da empresa em que trabalha pode gerar demissão por justa causa. ... "A justa causa é aplicada através do artigo 482, alínea "k", onde prevê que todo ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas contra o empregador e superiores hierárquicos constitui demissão.
Se o funcionário falar mal do chefe em um site, e ele se sentir ofendido, ele pode pedir indenização. Aí cai nos crimes contra a honra, como a injúria, difamação e calúnia", afirma a advogada. Ela acrescenta que o empregado pode ser acionado em uma ação civil e uma ação criminal.
Para lidar com um funcionário problemático é preciso desenvolver um plano para tentar resolver a situação. Escolha um local reservado para conversar, pois chamar a atenção do colaborador na frente de todos nem sempre é uma boa alternativa. Não aja impulsivamente, mas tome uma atitude rápida para controlar a situação.
Admitir que algum funcionário foi injustiçado depois de ouvir os argumentos da sua equipe também é um sinal de força. Tenha empatia com seus funcionários. Auto-indulgência, forçar seus funcionarios a comprirem suas ordens não importa o quê, mesmo que não sejam inteiramente não razoáveis, não aumentará sua popularidade.
Tente descobrir as razões por detrás do comportamento. Na medida em que você conversa com o funcionário difícil, ouça atentamente o que ele diz. Permaneça calmo e também positivo, mas mantenha-se imparcial e evite julgar. Faça perguntas que não possam ser respondidas em uma ou duas palavras. Importante: não interrompa.
Você pode não se tornar o melhor chefe do mundo, mas as dicas podem ajudar em pequenos fatores do dia a dia.
Veja 4 dicas para dar uma bronca produtiva
Para Eliane, a atitude mais correta quando ocorre uma bronca é ouvir, se desculpar e procurar uma solução. Já o consultor de carreiras da AFJ Consultoria, Arlindo Felipe Júnior, descorda que o profissional tem de se desculpar. “Quando você se desculpa é porque você está levando a bronca para o lado pessoal.
A repreensão ao funcionário jamais pode ocorrer em frente aos demais colegas de trabalho. A atitude perante outros poderá constranger todos e não será construtiva. Chame a pessoa em particular e discretamente em uma sala isolada para ter a conversa. Ao desenvolver o diálogo, tente não mostrar os fatos negativamente.
Saiba Como Chamar Atenção Do Seu Chefe Positivamente
Dicas para o desligamento de um colaborador
Como comunicar a demissão de um colaborador?
Demitir um colaborador representa custos para a empresa, porém, durante uma crise econômica, essa decisão pode ser inevitável. Em tempos de crise, a empresa deve estar pronta para avaliar continuamente os resultados de suas ações e o lucro gerado, verificando a necessidade de modificar seu quadro de colaboradores.
Mas, em caso de dispensa do empregado, a empresa deve efetuar todos os depósitos dos meses parcelados no momento da rescisão do contrato, de forma que a multa de 40% do FGTS seja calculada sobre o valor total dos depósitos devidos, não causando prejuízo ao trabalhador demitido.