(Brasília, 18/03/2020) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que as atividades administrativas e o atendimento presencial nas unidades da Autarquia estarão suspensos de 18 a 20 de março de 2020.
Devolução de CNH Recolhida em Fiscalização
Para isso, basta ligar para a central de atendimento do Detran, no telefone 154, ou acessar o link http://www.detran.df.gov.br/agendar-atendimento-destaque/ e escolher o serviço, o dia, o horário e o local em que pretende ser atendido.
Acessar a página virtual de serviços do Detran do Distrito Federal clicando aqui; Logo abaixo do banner inicial existe um menu de opções. Acesse a opção clicando em cima dos termos “Consultar Pontuação”; Uma nova janela será aberta ao lado para preenchimento com Nome, Registro (número da CNH), data de nascimento e CPF.
Para consultar as informações e dados de veículos do Distrito Federal é preciso entrar no site do Detran DF, disponível em: http://www.detran.df.gov.br/.
Você deve realizar o login no Portal de Serviços DENATRAN com Brasil Cidadão, ou Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. Após o login, você deve localizar no canto esquerdo da página o bloco "Consulta" (5º bloco) e ali clicar em "Placa Veicular" (3ª opção).
É só acessar o site http://www.detran.df.gov.br/ e ir na opção situação do veículo! Porém existem muitos sites na internet oferecendo este serviço Proprietário de um Veículo pela Placa. São disponibilizadas algumas informações básicas gratuitamente e outras informações mais complexas, pagas.
Departamento de Trânsito do Distrito Federal Por meio da nova ferramenta online, o usuário poderá se cadastrar e ter acesso a pelo menos 11 serviços que antes eram oferecidos somente com atendimento presencial. Agora basta entrar no site do Detran www.detran.df.gov.br e clicar no link disponível na página inicial.
Para obter o documento, o proprietário pode acessar o Portal de Atendimento ao Cidadão do Detran-DF (portal.detran.df.gov.br) e a impressão do CRLV-e pode ser realizada em papel comum, devendo ser legível, o que possibilitará aos agentes de fiscalização de trânsito a leitura do código de barras bidimensionais dinâmico ...
Partindo novamente do princípio de que o documento foi atualizado, basta entrar no Portal e clicar em Meus Veículos. Após colocar a chave de acesso, o proprietário encontrará os veículos registrados em seu nome. Para imprimir, basta clicar na palavra CRLV Digital (conforme imagem ao lado) e imprimir o documento.
Como baixar e imprimir o CRLV Digital
Para garantir o seu é necessário acessar o site do Detran estadual, Portal de Serviços do Denatran ou pelo aplicativo de Carteira Digital de Trânsito (CDC). O CRLV só poderá ser liberada se o solicitante estiver com obrigações e débitos do veículo quitados.
Confira, abaixo, o passo a passo completo para a ativação do CRLV-e:
Para que o proprietário possa “emprestar” o CRLV Digital para terceiros, essas outras pessoas também devem possuir o aplicativo Carteira Digital de Trânsito em seu celular. Não é necessário que o usuário se dirija até o Detran (Departamento de Trânsito) de seu estado para habilitar o CRLV Digital.
Faça o download ou imprima o documento no Portal Detran SP, através do portal serviços do Denatran ou do aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito” do Governo Federal. Para ter acesso pelo portal do Detran.SP, clique aqui. - Imprima o documento em papel A4 (tamanho padrão de folha sulfite).
Agora, o motorista que realiza o licenciamento 2021 do seu veículo pode baixar o CRLV Digital. O documento de porte obrigatório fica disponível para download e impressão através do portal do Detran do estado em que o veículo está registrado, pelo aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” ou pelo site do Denatran.
O acesso é realizado através da Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal - gov.br, portanto, clique no botão "Entrar com gov.br". Como você é um usuário cadastrado no Gov.br, informe, no campo "CPF", o número do seu CPF.
Se não houver, a recomendação do Denatran é para que o cidadão remova o CRLV-e anterior do aplicativo CDT e peça para baixar novamente. “Outra opção é sair do aplicativo e realizar o login novamente. Fazendo isso, o documento será atualizado”, afirma o órgão.
Documentos obrigatórios. Sempre foram obrigatórios de se portar quando se dirige: o Certificado de Licenciamento Anual e a Carteira Nacional de Habilitação. Dirigir sem eles acarreta infração leve, multa (R$ 88,38) e medida administrativa de retenção do veículo até a apresentação do documento (art. 232, CTB).
O CRLV-e pode ser impresso (em impressora comum) a partir do site do Detran, pelo Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), pelo portal de serviços do Denatran ou exportado e enviado por e-mail para a impressão por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Passo a passo para baixar e imprimir o CRLV-e:
Impressão CRLV Eletrônico