Salve, motorista! Você já fez a prova prática Detran ou está prestes a passar por essa etapa do CFC e quer saber mais informações sobre o tema? Confira nosso artigo e descubra tudo!
Em curvas mais fechadas atente-se a posicionar a moto para o lado contrário da curva, e ao virar, aumente a abertura da perna mais próxima ao centro da curva. Essa distribuição de peso, unificada com uma velocidade adequada, melhora o fluxo de movimento da moto nas curvas.
Vale ressaltar que o valor do primeiro exame já deve estar incluso no contrato quando o aluno se inscreve no CFC. Portanto, atente-se ao contrato feito com a autoescola no momento da matrícula.
O exame prático é a principal forma do órgão executivo de trânsito, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), certificar-se que o candidato conseguirá demonstrar o domínio para conduzir um veículo automotor.
Após a sonhada aprovação, o candidato deve levar a guia do exame prático comprovando o sucesso do exame até a autoescola, que seguirá com o processo na unidade do Detran mais próxima.
Atualmente, elas são divididas em 20 horas dentro do veículo, sendo que quatro delas devem ser no período noturno. Precisará também passar por cinco horas de aprendizado no simulador de direção, sendo uma com o conteúdo também noturno.
Durante o período de um ano, o documento de habilitação é a PPD (Permissão Para Dirigir). Como dito acima, ela é o documento provisório à CNH e possui uma série de regras e normas a serem cumpridas.
Para realizar a prova prática, o candidato deve percorrer o percurso estabelecido pelo Detran do seu estado. Vale ressaltar que diferentes tipos de faltas podem ser cometidos durante o exame, contudo, para ter êxito, o aluno pode acumular, no máximo, 3 pontos.
Pois, durante o período de um ano, ele estará com a sua CNH provisória. Durante esse período ele não poderá cometer uma série de infrações, como também não poderá reincidir em outras multas que estão classificadas no Código de Trânsito Brasileiro.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) restabeleceu o prazo máximo de 12 meses de conclusão para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a partir de 1º de janeiro de 2022. “Os processos de habilitação ativos até 31 de dezembro de 2021 deverão ser concluídos até 31 de dezembro de 2022”, diz o texto.
Portanto, o condutor poderá ser reprovado se cometer uma falta eliminatória, ultrapasse os três pontos ou mesmo não conclua a baliza com sucesso (categoria B, C, D e E).
Fique alerta a todos os desvios, placas de pare e preferenciais, para não cometer nenhuma falta eliminatória e siga todos os comandos do examinador.
Tratando-se de um exame avaliatório, a prova prática do Detran estabelece um critério de pontuação que pode ser acumulado pelo candidato. Caso ultrapasse esse limite, o aluno é imediatamente reprovado no exame de direção.
Depois da aprovação, o candidato recebe a guia do exame que exibe o resultado. Caso seja positivo, é só dirigir-se à banca avaliadora e apresentar o documento para que este seja assinado e validado.
Como eliminar o nervosismo na hora da prova prática?
Com o carro já imobilizado e estacionado no local indicado pela examinador, finalize o exame com os seguintes procedimentos:
Feche a alavanca do afogador e acione um pouco o acelerador. Faça isso logo após o motor ligar, acelerando progressivamente à medida em que o motor esquenta. Talvez seja necessário deixar o afogador ligado por mais algum tempo, mas desative-o assim que possível para que a moto funcione suavemente.