Pergunte-se se fez alguma coisa para irritá-lo. Talvez a irritação não tenha a ver com você; compreender os pensamentos dos seus irmãos pode evitar uma discussão. Converse sobre o que o está incomodando. Sente-se para discutir a questão com seu irmão para que ele o entenda.
As brigas entre irmãos são comuns e podem ser desencadeadas por diversos motivos, como ciúmes, disputa por atenção dos pais, diferenças de personalidade, competição por brinquedos ou até mesmo por questões de privacidade. É importante lembrar que esses conflitos são normais e fazem parte do processo de desenvolvimento das crianças.
Irmão é um laço que representa união e companheirismo. Ter um irmão é ter a certeza que você nunca estará sozinho. Ser um irmão é apoiar independente de qualquer adversidade. Confira as melhores frases para irmão e celebre esse laço eterno e cheio de amor.
Por isso, é tão importante que a família esteja atenta ao modo como trata cada filho, buscando evitar comportamentos que estimulem as brigas, ainda que eles não sejam propositais, obviamente. E entender que isso é normal, para que a culpa não acabe se tornando um peso ainda maior, que interfira na resolução dos conflitos.
Numa família com dois ou mais filhos, a convivência entre os irmãos é a primeira experiência social da vida da criança, num contexto bastante diferente da amizade, que ocorre por escolha, e não por obrigação. Dentro desse aspecto, podemos dizer que as diferentes personalidades podem tanto se atrair quanto se repelir, e isso é normal dentro do convívio humano.
Irmão de coração Hoje, dia em que se comemora o dia do irmão, quero agradecer a você – meu melhor amigo e a quem considero meu irmão de coração – tudo o que você faz por mim. Que a nossa amizade dure a vida inteira para desfrutarmos de mais aventuras juntos. Te amo, irmão!
É igualmente bom desenvolver o hábito de falar com os nossos irmãos – ouvi-los com atenção, fazer perguntas, partilhar coisas da nossa vida e os nossos sentimentos. Em momentos em que nos sentimos sós ou precisamos de ajuda com um problema, os irmãos podem ajudar-nos muito.
Logicamente que as brigas entre irmãos causam irritação e até impaciência por parte dos pais, fazendo com que intervenham para acabar logo com a discussão. No entanto, é preciso saber o momento certo de se colocar entre eles. Nesse sentido, a primeira coisa a se fazer é observar o modo como eles se expressam e buscam uma saída.
Os pais têm um papel fundamental na mediação dos conflitos entre irmãos. É importante que eles não tomem partido e não favoreçam nenhum dos filhos. Além disso, é necessário que os pais ensinem os filhos a se comunicarem de forma clara e respeitosa, incentivando a empatia e a compreensão mútua.
Embora haja afeto, amor e respeito entre os irmãos, trata-se de duas pessoas com desejos, interesses e personalidades distintas, que estão sendo obrigadas a conviver. Além disso, fatores que envolvem o ambiente familiar – que pode ser mais ou menos acolhedor – também influenciam no comportamento das crianças.
Ao utilizar o site "Aquarela da Criança," você concorda em cumprir este disclaimer e os termos de uso do site. Se você não concordar com estes termos, recomendamos que não utilize nosso site.
Pergunte-se se fez alguma coisa para irritá-lo. Talvez a irritação não tenha a ver com você; compreender os pensamentos dos seus irmãos pode evitar uma discussão. Converse sobre o que o está incomodando. Sente-se para discutir a questão com seu irmão para que ele o entenda.
Outro ponto importante é que os pais não devem ocupar o lugar de juízes, apontando este ou aquele culpado para dar-lhe uma punição. Com toda certeza, esse tipo de atitude só irá inflar a disputa e criar uma distância maior entre os irmãos. Além disso, ao resolver o conflito, os pais tiram dos filhos a oportunidade de aprender a lidar com seus próprios problemas e a desenvolver sua inteligência emocional.
Na continuação do que dissemos acima, sobre não reforçar papéis, entramos na questão de buscar sempre uma avaliação justa em situações de brigas entre irmãos. É muito comum que o irmão mais velho seja apontado como culpado, ou como quem deveria evitar brigas por ser “mais responsável”. Quando, na verdade, nenhum deles possui ainda a maturidade necessária para esse tipo de questão.
As brigas entre irmãos são inevitáveis, por mais frustrante que isso seja. Se vocês querem parar de brigar, existem algumas estratégias para implementar antes, durante e depois do problema. Com um pouco de esforço, vocês se darão bem!
Deixar que as crianças se resolvam é importante, pois a vida lhes apresentará dificuldades e elas devem estar preparadas para isso. Contudo, é importante estar atento caso surjam ofensas mais sérias e agressões físicas, pois este é o momento de interferir e apaziguar a situação.
É evidente a angústia que mães e pais sentem quando as brigas entre irmãos se tornam muito frequentes. No entanto, este é um problema que deve ser encarado com calma e uma boa dose de paciência. É o tal “não jogar lenha na fogueira”. Pois numa situação de conflito, quanto mais estresse for gerado, mais difícil é fazer os ânimos se acalmarem, não é mesmo?