As expectativas para realização do próximo concurso BACEN estão otimistas. A informação foi divulgada pelo presidente do Sinal, Fábio Faiad, em entrevista exclusiva ao Estratégia Concursos.
As provas objetivas foram compostas por questões de língua portuguesa, língua inglesa, raciocínio lógico, direito constitucional, administrativo, sistema financeiro nacional e sistema de pagamentos brasileiro, economia e assuntos internacionais.
O quantitativo autorizado pelo Ministério da Gestão não deve suprir a defasagem de servidores. De acordo com a instituição, a carreira de analista conta com um total de 5.309 postos, dos quais apenas 2.771 estão ocupados. Desta forma, a necessidade é de 2.538 servidores.
Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de nível superior, em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior autorizada ou credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
Está autorizada a realização do novo concurso BACEN, com oferta de 100 vagas para o cargo de Analista. A confirmação partiu da ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em coletiva realizada no dia 18 de julho de 2023.
A Área 3 é uma das áreas fins do Bacen. Isto significa que os servidores que nela ingressam irão trabalhar com a elaboração, definição e execução das políticas econômicas praticadas pelo banco, em geral política monetária e cambial.
O contrato ratifica a informação, já passada pelo banco anteriormente, de que as 100 vagas serão distribuídas por duas áreas, são elas: Tecnologia da Informação e Economia/Finanças.
O concurso Bacen é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam trabalhar em uma instituição renomada e contribuir para o desenvolvimento econômico do país. Além da estabilidade e das boas remunerações, o Banco Central oferece um ambiente de trabalho desafiador e repleto de oportunidades de crescimento profissional. Lembre-se de que a dedicação e o estudo são fundamentais para alcançar a tão sonhada aprovação. Boa sorte em sua jornada rumo ao sucesso no concurso Bacen!
Já a prova discursiva para o cargo de Analista consistiu na análise de situação problema (estudo de caso), desenvolvida em até 90 linhas, e 2 questões discursivas, a serem respondidas em até 30 linhas cada.
Os aprovados serão submetidos a um programa de capacitação, previsto para ocorrer entre setembro e outubro de 2024, com admissão dos aprovados entre fevereiro e março de 2025.
De acordo com ofício, o presidente Roberto Campos Neto agradeceu o convite e ressaltou que os trâmites do certame já estão avançados “junto às áreas do Banco no que diz respeito ao perfil desejado e à estrutura das provas”.
São 8 Diretorias mais o Presidente. Ao ingressarem na instituição, em geral, os servidores são alocados em uma das oito diretorias, dependendo da área que escolheram no concurso.
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), inscrição na OAB e comprovação de, no mínimo, dois anos de prática forense.
O último concurso do Banco Central foi realizado em 2013 e ofereceu 500 vagas nos cargos de técnico e analista. A organização foi feita pelo Cebraspe/Cespe.
No texto aprovado, o presidente e os diretores do Banco Central continuarão sendo indicados pelo presidente da República, sabatinados e votados no Senado e, em caso de aprovação, nomeados pelo presidente da República.
O concurso do Banco Central do Brasil, está autorizado e deve ter o edital lançado até 19 de janeiro de 2024 e provas entre março e abril do mesmo ano. As informações foram repassadas pela assessoria do órgão que confirmou também a contratação da banca para o mês de outubro. (Concurso Bacen)