Geralmente, o copo de suco possui capacidade para aproximadamente 300 ml de bebida, com acréscimo ou não de pedras de gelo. O copo highball, que é alto e estreito (como o copo de água), também pode ser usado para servir suco.
O volume da colher pode ser simplesmente medida com a ajuda de um cálice ou qualquer outro copo maior com um volume conhecido. O tamanho mais comum de cálices é de 30 ml, no entanto os de 20 ou 40 ml são também amplamente utilizados em muitos países.
Para o teste, os pesquisadores incluíram outros dois modelos de taças: um menor, de 250 ml de capacidade, e outro maior, com capacidade para 370 ml de vinho.
No caso do vinho, a quantidade diária recomendada pelos médicos é de duas taças para os homens (ou cerca de 300ml). Para mulheres, uma taça (cerca de 200ml). Além dessa quantidade por dia, o álcool inicia o processo de desidratação que prejudica a saúde.
Use copos curvados para ficar bêbado mais rápido.
A ingestão excessiva de vinho e álcool geralmente leva à embriaguez, até mesmo as crianças sabem disso. A outra certeza é que álcool, etanol ou álcool etílico, se preferir, têm efeitos tóxicos no organismo. Bom ou ruim para quem toma vinho, aconteceu pelo menos uma vez na vida ter ultrapassado o limite.
Você já deve ter observado algum enófilo girar a taça do vinho para sentir seus aromas. ... Ao girar a taça do vinho em pequenos movimentos circulares, provocamos a oxigenação da bebida. Com isso, as partículas responsáveis pelos aromas se desprendam com maior facilidade, aumentando a intensidade olfativa da bebida.
Para começar, segura-se a taça por sua haste ou sua base, nunca por seu corpo, para não esquentar a bebida e não deixar marcas de dedo no vidro, prejudicando a apreciação visual do líquido. Observa-se o vinho com a taça inclinada e contra um fundo branco, para avaliar sua cor e seus reflexos.
Detalhes no rótulo que ajudam a identificar um bom vinho Conferir o nome da casa produtora, o ano da safra, o nome do vinho, a região ou sub-região que ele foi produzido e a uva, são alguns dos cuidados que você deve ter na hora de escolher um rótulo.
Não se deve “atravessar a mesa” para tocar o copo das outras pessoas em um brinde. O correto é encostar o copo apenas com as pessoas que estão ao seu lado ou erguê-lo de forma calorosa sem encostar no copo de ninguém, oferecendo simbolicamente a todos.
Pela etiqueta, não existe uma regra única de como se segurar a taça. Entretanto, é recomendado segurá-la pela haste (parte da taça que liga a base ao bojo), pois assim evitamos sujar o bojo da taça, principalmente, quando houver harmonização.
O ideal, portanto, é sempre segurar a taça pela haste. Do contrário, segurando pelo bojo, você não só deixará marcas de dedos no vidro, como também irá dificultar a inclinação da taça, alterar a temperatura da bebida, interferir nos aromas do vinho e dificultar o brinde.
Não tem discussão: o jeito certo de segurar um copo, se a bebida não for servida na temperatura ambiente (caso do conhaque), é pela haste, sempre. "Senão o calor da mão esquenta a bebida", explica Julio.