Na verdade, qualquer alimento contendo carotenoides, pigmentos ou corantes de cor laranja ou vermelha, se ingeridos em grande quantidade, podem mudar a cor da urina para algo próximo do laranja. Entre os medicamentos que podem causar uma urina alaranjada, os mais comuns são a rifampicina, pyridium e a nitrofurantoína.
3 formas de evitar ardência ao urinar
Ato sexual é porta de entrada para bactéria que causa infecção urinária. “O ato sexual pode causar incômodos e dores durante o quadro de infecção urinária. Em função do desconforto, é indicado que a prática seja evitada. O mesmo vale para homens e mulheres”, afirma o urologista José Ricardo Silvino.
O tratamento consiste na ingestão de líquidos e exercícios para a musculatura da pelve associados ao uso de medicamentos. Dependendo do caso, o médico pode recorrer à aplicação da toxina botulínica, ou cirurgia para ampliar o tamanho da bexiga.
A dor na bexiga geralmente indica infecção urinária, alguma irritação causada por cistos ou cálculos mas ela também pode ser causada por alguma inflamação no útero ou no intestino.
6 sintomas comuns de infecção urinária
Se você tiver uma emergência, sente-se e relaxe. Respire fundo, mas devagar. Faça 5 contrações dos músculos do assoalho pélvico (o movimento é como se um gás ou material fecal saísse e você não o deixasse sair) apertando e relaxando e contando até 5 entre cada contração.
Evitar o consumo de álcool, cafeína e cigarros; Perder peso, o que ajuda a diminuir a pressão do abdômen sobre a bexiga; Sempre que for urinar, esvaziar a bexiga por completo; Fazer ginástica especial para a bexiga, como exercícios de Kegel, que ajudam a fortalecer os músculos do abdome e evitar a perda de urina.
Treino dos músculos do pavimento pélvico Treino da bexiga significa que se exercita para recuperar o controlo da bexiga através de idas à casa de banho agendadas e mantendo um registo do tempo entre as idas à casa de banho. Se beber um litro e meio de líquidos por dia, deverá ir à casa de banho até 8 vezes.
"Quando a bexiga está vazia, o osso da bacia pode se romper e perfurar o órgão. Mas, quando cheia, ela pode romper e deixar a urina extravasar para dentro da cavidade abdominal mesmo com traumatismo de menor impacto e sem fratura do osso", explica o urologista Celso Gromatzky, do Hospital Sírio-Libanês.