Em alguns casos, só o avião salva – e ele não é lá muito amigo do meio ambiente. Em compensação, na maioria das vezes, é possível optar por transportes menos poluentes....Transporte sustentável: como escolher?
Automóveis, ônibus, caminhões e outros veículos motorizados são hoje a principal causa de poluição do ar na maioria das cidades do mundo. A situação é preocupante.
Desvantagens do transporte coletivo:
Vantagens do Transporte Coletivo É um meio de transporte mais econômico que o privado; Menor ocupação do espaço urbano; Facilita a mobilidade do trânsito dentro das cidades; Seu uso disseminado pode contribuir para a conservação das cidades.
– É um meio de transporte mais econômico que o privado; – Menor ocupação do espaço urbano; – Facilita a mobilidade do trânsito dentro das cidades; – Seu uso disseminado pode contribuir para a conservação das cidades.
De acordo com alguns cientistas, o primeiro meio de transporte foi o aquático, ainda no período da Pré-História. Para fazer canoas e botes, usados para cruzar mares e lagos, os homens utilizavam troncos de madeira, bambus e juncos.
O mais utilizado no mundo são os transportes individuais, como os carros e as motos.
Os meios de transporte aquáticos se movem pelas águas do mar, dos rios e lagoas, como os barcos, navios, canoas e lanchas. No Brasil, onde existem regiões cortadas por grandes rios, o transporte aquático é fundamental para o deslocamento de pessoas, produtos e animais.
O transporte aquático, aquaviário ou hidroviário consiste no transporte de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via um corpo de água, tais como oceanos, mares, lagos, rios ou canais.
Os transportes aquáticos são aqueles que se movimentam pela água: o navio, a canoa, a lancha, o iate, a jangada, a balsa. O navio é um meio de transporte aquático. As pessoas que moram na zona rural costumam usar animais como cavalos, mulas e bois para o transporte.
Segundo alguns estudiosos, o primeiro meio de transporte inventado foi aquático, ainda na Pré-História. Para construir as canoas e botes usados para atravessar rios e lagos, os homens usavam troncos de madeira, bambus e juncos.