Na Pirâmide Alimentar, os alimentos são classificados em oito grupos, a saber:
Carboidratos
São os lipídeos pois nos não ingerimos ele todo os dias!
carboidratos
cereais
Os ovos possuem uma ampla variedade de nutrientes importantes para o organismo. Esse alimento contém vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade e gorduras boas que são essenciais para o corpo humano. É fonte de cálcio, ferro, potássio, zinco, magnésio, vitaminas A, D e do complexo B e selênio.
Então, sem mais delongas, comer ovo diariamente não faz mal à saúde. Juntamente com uma alimentação equilibrada pode até trazer vários benefícios para o organismo. Por exemplo, ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular ou prevenir doenças nos olhos.
Além de ser um alimento versátil e de fácil preparo, o ovo contém inúmeros benefícios. “Ajuda no aumento da massa muscular e, por conter antioxidantes, como vitaminas, selênio e zinco, retarda o envelhecimento, melhora o sistema imune e auxilia na prevenção de doenças”, enumera Leila Fernandez.
- É fonte das vitaminas A, E e K e rico nos minerais potássio, fósforo e manganês. - Ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom. - Por conter biotina, fortalece unhas e cabelos. - Melhora o sistema imunológico.
Com cerca de 4 centímetros de diâmetro, o óvulo da galinha é o maior do reino animal. A gema é liberada do ovário e depois “viaja” por uma série de órgãos internos da penosa até chegar ao útero, local onde o processo de formação do ovo termina com a solidificação da casca.