O reino protista é de organismos como as algas e protozoários. São caracterizados por células eucariontes, podem ser unicelulares ou pluricelulares. Autótrofos ou heterótrofos. ... Os seres protistas englobam tanto seres unicelulares – possuem uma única célula – e também de seres pluricelulares – possuem várias células.
Os organismos do Reino Plantae são multicelulares, com células eucarióticas. São autossuficientes, ou seja, produzem o próprio alimento através da fotossíntese, sendo assim chamados de autótrofos. Todas as células vegetais possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.
Nutrição. Os protistas podem ser autótrofos fotossintetizantes, por exemplo as algas. Nesse caso, possuem cloroplastos que irão converter a energia luminosa em energia química para síntese de compostos orgânicos. Também podem ser heterotróficos, como os protozoários unicelulares.
A nutrição da plantas é autotrófica, nisso diferindo da nutrição animal, que é heterotrófica. Enquanto os animais obtêm alimento comendo outros seres vivos, as plantas fabricam elas mesmas a matéria orgânica que lhes servem de alimento.
Resposta. De início, as bactérias não possuem carioteca, diferente dos protozoários, os quais possuem carioteca revestindo o seu núcleo. Enquanto a maioria dos protozoários podem se locomover sem dependência do ambiente, as bactérias ainda dependem bastante do meio para poderem se deslocar.
Resposta. Os protozoários amebóides são seres heterotróficos que se alimentam de pequenos organismos, a exemplo algas, bactérias, diatomáceas, outros protozoários, rotíferos e vermes. ... Então finalmente o “vacúolo alimentar” se move de volta para dentro.
Digestão. Por serem organismos unicelulares e heterótrofos, os protozoários absorvem partículas externas por meio de pseudópodes, braços projetados da membrana plasmática que englobam o alimento e o levam para o interior celular. Esse processo de englobamento de partícula é chamado de fagocitose.
Locomoção: A locomoção desses protozoários ocorre por batimento de um ou mais flagelos, relativamente compridos e com forma de chicote. Os flagelos também ajudam na captura de alimento e na recepção de estímulos ambientais; alguns flagelados também podem apresentar pseudópodes.