O costume de se alimentar com peixes, frutos do mar e carne de caça também é uma herança indígena. ... As frutas, como cupuaçu, graviola, açaí, caju e buriti, eram muito consumidas por esses povos. Outros alimentos de origem indígena são o milho, palmito, batata e inhame.
A primeira contribuição dos povos indígenas teve início logo após a chegada dos portugueses às terras brasileiras. ... Mas não foi somente no aspecto biológico que os índios contribuíram para a formação do povo brasileiro como o senso comum faz crer, mas principalmente do ponto de vista cultural e religioso.
Foi assim que, ao verem animais machucados roçando em uma árvore, os índios descobriram o poder cicatrizante do óleo de uma árvore chamada copaíba, por exemplo. O acúmulo de conhecimento se dá ao prestar atenção nas semelhanças entre formatos e cores das plantas e as doenças que elas combatem.
Os tratamentos indígenas mais usados são os chamados “remédios do mato”, feitos com plantas e que são responsáveis pelo alívio da dor de 40% dos entrevistados. Existem ainda outras formas de tratar a dor, como, por exemplo, o uso de gordura animal, de enzimas, de banhos e de rituais de cura, conhecidos como pajelança.
Após a derrubada de grande parte das araucárias existentes, na região de Ernestina, os novos colonos lançaram-se à plantação de mandioca.
florestas, lavouras, hortas, jardins, ambientes úmidos, banhados e lagoas pois também existem plantas aquáticas de uso medicinal, hábito das plantas podemos encontrar plantas medicinais nas formas de árvores, árvore tá se, arbustos,Epífitas, ervas e cipós.
Fique ligado: Utilize sempre plantas que você conhece bem. Nunca colete plantas medicinais junto a locais que possam ter recebido agrotóxicos, ou perto a estradas, estacionamento de veículos, lixo ou locais poluídos. As plantas medicinais devem ser secas à sombra, até se tornarem quebradiças antes de serem utilizadas.
Guaco: aclamadas por aliviar sintomas de bronquite, asma e tosse, as folhas de guaco têm efeito paliativo para casos agudos de doenças respiratórias. 8. Espinheira-santa: há séculos empregada pela população em forma de chás, a planta atenuaria azia e mal-estar estomacal.
Boldo
4 remédios caseiros para aumentar a imunidade