Qual o tema do livro fogo morto? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Entenda o enredo da obra. Obra-prima de José Lins do Rego, esse romance regionalista mostra o declínio dos engenhos de cana-de-açúcar nordestinos e traça amplo perfil das figuras decadentes que giravam em torno dessa atividade econômica.
O que é fogo morto?
A expressão "fogo morto" era usada no Nordeste para se referir a engenhos de cana-de-açúcar desativados, o que também remete à decadência desse tipo de negócio com a chegada das usinas.
Por que o livro se chama fogo morto?
Podem ser assimiladas como “fantasmas” perdidos numa outra ordem social, marcada pelo advento da tecnologia das usinas que substituem a mão de obra dos engenhos da cana de açúcar. Por essa razão, “fogo morto” é uma expressão regionalista cujo significado é engenho desativado, abandonado.
Quem é o autor da obra fogo morto?
José Lins do Rego
Fogo Morto/Autores
Qual o tema central de Fogo Morto * 10 pontos?
O tema central de Fogo Morto é o desajuste das pessoas com a realidade resultante do declínio do escravismo nos engenhos nordestinos, nas primeiras décadas do século XX.