Embora a cirurgia seja relativamente rápida, a recuperação da conização pode demorar até 1 mês para estar completa e, durante esse período, a mulher deve evitar contato íntimo com o parceiro e fazer repouso por pelo menos 7 dias, ficando deitada e evitando levantar pesos.
CAF é a cirurgia de alta frequência. É um tipo de conização realizado com corrente elétrica. Serve para tratar patologias do colo uterino, principalmente as lesões de alto grau do colo uterino (NIC II e NIC III) provocadas pela infecção pelo HPV.
O pós operatório de CAF costuma ser tranquilo e indolor. Cerca de 10-14 dias pós procedimento pode haver retorno do sangramento, por poucos dias pouca quantidade. O tempo total de cicatrização é variável, mas em cerca de 30 dias o colo costuma já estar bem reepitelizado.
O valor do CAF pode variar de acordo com o Hospital escolhido para a realização do procedimento. Pela experiência que tenho com patologia do colo, o valor mínimo que deve conseguir incluindo todo o procedimento deve ser em torno de 4 mil reais.
Ezt significa excisão da zona de transformação. Tipo 1,2 ou 3 refere-se a profundidade e de que local será removida a lesão . A traquelectomia é uma amputação do colo do útero. Com a ezt tipo 3 voce retirará somente a parte doente do colo!!!!
A crioterapia e a cirurgia de alta frequencia (CAF) sao opçoes de tratamiento da NIC apropriadas e eficazes em meios tanto com muchos como com poucos recursos, porque requerem menos investimento financeiro em equipamento e manutenção e podem ser aprendidos em um curto espaço de tempo.
A conização é um procedimento cirúrgico em que é retirado um fragmento (pedaço) do colo uterino em formato de cone, daí seu nome. É indicado tanto para diagnóstico como para tratamento de lesões superficiais deste órgão, geralmente causadas pelo vírus HPV.
O procedimento leva cerca de 30 minutos. Durante o procedimento, o colo do útero pode ser embebido com uma solução de ácido acético, que ajuda a tornar os tecidos anormais mais visíveis.
O uso do preservativo é sempre recomendado, pois é um método eficaz na prevenção de inúmeras outras doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a AIDS. Verdade. Geralmente, o HPV leva de 2 a 8 meses após o contágio para se manifestar, podendo levar muitos anos até o diagnóstico de uma lesão pré-maligna ou maligna.
O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Também há evidências científicas que relacionam o HPV com cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.