A Psicologia Social da Saúde configura-se como um campo de conhecimento e prática que trata das questões psicológicas com enfoque mais social, coletivo e comunitário voltado para a saúde.
A Psicologia Social estuda a relação do indivíduo com a sociedade. Ela observa comportamentos (ou suas intenções), nos momentos em que estamos cercados de outras pessoas. Uma de suas principais ideologias é que nosso comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos em comunidade.
A problematização da relação entre Psicologia e saúde coloca em análise a submissão da saúde à doença, para em um segundo momento considerar que, ao tornar a saúde um analisador de práticas psicológicas, se cria um campo de imprevisibilidade técnica produzido por novos agenciamentos, uma experiência-limite do outro.
Psicologia Social do Trabalho: concentra-se principalmente nos fenômenos psicológicos dos trabalhadores e nas suas vivências, a partir de uma visão crítica. Tem como principal objetivo de analisar e aprimorar relações de trabalho e a saúde, o bem-estar e a segurança do trabalhador.
A Psicologia Social é um campo da Psicologia que estuda o comportamento de indivíduos enquanto seres sociais, reflete sobre o modo como se forma nossa concepção de mundo, nossa relação com a linguagem e com a aprendizagem por meio das relações sociais: família, escola e trabalho.
Silvia Tatiana Maurer Lane, (1933-2006), é considerada uma das mais importantes teóricas da Psicologia Social Brasileira. ... De 1980 a 1983, atuou como presidente da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social), além de ser um dos membros fundadores da mesma.
A Psicologia Social Crítica situa o saber psicológico em geral como uma forma de entender, guiar e regular a vida cotidiana, procurando compreender e explicitar quais são os meios pelos quais uma "cultura psicológica" (Parker & Burman, 2008) é difundida e instituída, sendo instalada para além do conhecimento acadêmico ...
Para a Psicologia Social, a concepção de ser humano como um ser histórico-social é essencial para compreensão dos fenômenos humanos (LANE, 2004a). Nesta concepção, o Ser Humano é considerado produto e produtor dentro de seu contexto histórico e social.
O homem concreto é objeto da Psicologia: A Psicologia deve buscar compreender o indivíduo a partir da inserção desse homem na sociedade. O indivíduo só pode ser realmente compreendido em sua singularidade, quando inserido na totalidade social e histórica que o determina e dá sentido a sua singularidade.
O ser humano é mais individual do que qualquer outro ser. Ele é o indivíduo completo porque, por outro lado, ele é um "eu" definido. Isolado ele não pode ser considerado como um mero exemplar de uma espécie. Como um "eu" individual ele está para além do contraste de espécie e exemplar - ele é "espírito".
Etimologicamente, o termo antropologia deriva das palavras gregas “anthropos” (ser humano) e “logos” (ciência, estudo, conhecimento) e significa o estudo do ser humano. ... A antropologia abrange o estudo do ser humano como ser cultural, fazedor de cultura.
A antropologia é, ao traduzirmos a palavra ao pé da letra, o estudo do ser humano em seu aspecto mais amplo. Antropologia estuda as constituições do ser humano em suas origens e de maneira irrestrita. A antropologia busca compreender como o ser humano formou-se e tornou-se o que ele é.
O antropólogo é o profissional que estuda as culturas humanas, suas características e as alterações sofridas pela sociedade ao longo dos anos. ... Na Antropologia Cultural, esse profissional estuda as manifestações culturais, crenças e costumes de um determinado grupo social.
A antropologia é a ciência que se propõe a conhecer as diferenças. Por meio dos estudos antropológicos, é possível compreender e respeitar a diversidade cultural das várias civilizações do passado e do presente.
adjetivo Relativo à antropologia, à ciência que estuda a espécie humana, tendo em conta a sua origem, desenvolvimento (físico, social, cultural), modo de agir, peculiaridades raciais, costumes, crenças etc.
Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento).
A antropologia é o estudo dos seres humanos e de suas culturas, desde os tempos pré-históricos até hoje. ... A antropologia tem duas divisões principais: física e humana. Os antropólogos físicos estudam as características físicas dos humanos; os antropólogos culturais examinam as culturas humanas.
Antropologia da Ciência – caracteriza-se pelo estudo de como é construído o saber científico e a que tipo de relações sociais estão associadas a este processo. Antropologia Rural ou das sociedades camponesas – procura pensar o “mundo” rural em oposição ao urbano, considerando ambos como intervenientes.
A Antropologia divide-se, principalmente, em duas áreas: A antropologia física e a antropologia cultural. Nestas esferas, campos de estudo diversos se tornaram independentes, sendo que a primeira é geralmente classificada como ciência natural e a segunda como ciência social.
A antropologia estuda o homem e a humanidade de modo integral, ou seja, analisando-a sob diversas óticas distintas. ... Na antropologia evolucionista a discussão é pautada sob o ponto de vista da evolução das estruturas biologicas e fisiológicas do homem, então a antropologia do século XIX privilegiou o Darwinismo Social.
Evolucionismo social - refere-se às teorias antropológicas e econômicas de desenvolvimento social segundo as quais acredita-se que as sociedades têm início em um estado primitivo e gradualmente tornam-se mais civilizadas com o passar do tempo.
A teoria evolucionista de Darwin pode ser descrita da seguinte forma: as espécies de seres vivos se transformam ao longo dos tempos, pois sofrem seleção natural, que prioriza os seres mais adaptados ao ambiente em que vivem, devido a suas características serem adequadas ao meio onde vivem.
Na visão de Da Matta, as características principais do evolucionismo são: ... 1ª. As sociedades humanas devem ser comparadas entre si por meio dos seus costumes, mas os costumes definidos pelo investigador e não situados lado a lado de modo horizontal.
Desenvolvida principalmente por Charles Darwin, a teoria do Evolucionismo afirma que a sobrevivência das espécies está relacionada com sua seleção natural.
Cada um desses fatos e seus desenvolvimentos caracterizariam a formação de um período étnico, permitindo a sua identificação e distinção dos demais. De forma geral, Morgan designou três grandes períodos étnicos da humanidade: a Selvageria, a Barbárie e a Civilização.