Qual O Nvel Social Das Personagens Comprove Sua Resposta?

Qual o nvel social das personagens comprove sua resposta

A rubrica do texto é: "A ação se passa na sala de estar de um apartamento de classe média, num dos últimos  andares. Um pôster de algum astro de música pop decora uma das paredes. As meninas  fazem reverência a ele de vez em quando.

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b) “Cá as arranjo de modo que rendem, e não rendem pouco”. A que se refere o pronome átono “as”, na fala? (O pronome retoma “guardas”, “rondas” e “ordens de prisão”.). De onde, no entanto, José Pimenta, retirava seus rendimentos? Seus ganhos se limitavam ao trabalho honesto?

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades de relacionar os entendimentos sobre a construção dos perfis dos personagens a leituras mais contextualizadas da peça. A compreensão de contextos culturais ou históricos em um texto requer que recorramos, muitas vezes, a saberes acumulados, por nós, ao longo do tempo. Por isso, o trabalho em grupo, a troca de conhecimentos entre os alunos e uma ordenação da sala que favoreça discussões durante as atividades são bem-vindas. Para melhor controle do progresso dos estudantes, no momento da aula, você pode solicitar a organização das carteiras em círculo, a fim de visualizar melhor a realização das atividades pela turma e passar orientações, bem como propor que as tarefas sejam feitas em duplas/grupos.

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(O falso amor de Maricota, o sentimento verdadeiro de Chiquinha, além de uma série de atitudes desonestas e criminosas dos outros personagens que ele passava a espiar, quando estes se encontravam sem disfarces ou hipocrisia.)

(Mentira e medo: José Pimenta. Cobiça: Antônio Domingos. Hipocrisia: Ambrósio). (Convide os alunos a citarem mais substantivos ou adjetivos relacionados aos personagens em questão).

Sábado à tarde. Televisão, revistas espalhadas por todo o ambiente. Refrigerantes, salgadinhos, etc. A cena começa com Carol e Ana Paula acompanhando um clipe internacional de rock na TV, lendo a letra da música em uma revista. As duas cantam, dançam. De  repente, Ana Paula emburra e desliga a TV."

Resposta

(Mentira e medo: José Pimenta. Cobiça: Antônio Domingos. Hipocrisia: Ambrósio). (Convide os alunos a citarem mais substantivos ou adjetivos relacionados aos personagens em questão).

(Ele arriscava a si mesmo e à sua segurança, ao participar de esquema fraudulento que produzia e distribuía notas falsas pelo país. Descoberto por Faustino, ele acaba ameaçado pelo protagonista e não pode mais participar do negócio. Seu destino é casar-se com Maricota, a moça namoradeira, tida como ardilosa, ao final do enredo.)

Desenvolvimento

Desenvolvimento

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades de relacionar os entendimentos sobre a construção dos perfis dos personagens a leituras mais contextualizadas da peça. A compreensão de contextos culturais ou históricos em um texto requer que recorramos, muitas vezes, a saberes acumulados, por nós, ao longo do tempo. Por isso, o trabalho em grupo, a troca de conhecimentos entre os alunos e uma ordenação da sala que favoreça discussões durante as atividades são bem-vindas. Para melhor controle do progresso dos estudantes, no momento da aula, você pode solicitar a organização das carteiras em círculo, a fim de visualizar melhor a realização das atividades pela turma e passar orientações, bem como propor que as tarefas sejam feitas em duplas/grupos.

(Nesta revisão, reflita com a turma que, tal como na antiguidade grega, “O Judas em sábado de aleluia” também trata das relações entre pessoas comuns. Os personagens dessa peça não retratam pessoas das camadas mais privilegiadas da sociedade; ao contrário, a maioria deles pertencem a uma faixa mais baixa, onde a dissimulação, a desonestidade e as pequenas contravenções espelham uma moral coletiva cujos efeitos, muitas vezes, deles, dificilmente escapamos ilesos. Os conflitos domésticos estão presentes, por exemplo, nas visões de mundo diferentes entre as irmãs Maricota e Chiquinha, no tratamento machista do pai José Pimenta “Chiquinha, vai ver minha roupa, já que estás vadia…”. Faustino é, como ilustra o fragmento acima, a personagem vítima de um engano, conhecido do espectador “Maricota, eis-me a teus pés! (Ajoelha-se e, enquanto fala, Maricota ri-se, sem que ele veja)...” . Além desse, outros enganos distribuem-se sobre o texto dramático, causando prazer, diversão ou riso do leitor: “CAPITÃO - entrando - Ora, ora, ora! E não me enganei com o Judas, pensando que era um homem? Oh, oh, está um figurão! E o mais é que está tão bem feito que parece vivo.”; “PIMENTA - Batem! ANTÔNIO - Será o chefe de polícia? Se for a polícia, queimam-se os bilhetes. PIMENTA - Qual queimam-se, nem meio queimam-se; já não há tempo senão de sermos enforcados! ANTÔNIO - Não desanime! (Batem de novo). FAUSTINO (disfarçando a voz) - Da parte da polícia! PIMENTA (caindo de joelhos) - Misericórdia! ANTÔNIO - Fujamos pelo quintal! PIMENTA - A casa não tem quintal. Minhas filhas…!”.)

Conteúdos relacionados

(Faustino vinga-se dos outros personagens, chantageando-lhes com frases incompletas que remetem às situações flagradas por ele: “Ah, não querem? Torcem o focinho? Então, escutem a história de um barril de paios, em que…”; “Não quer? Olhe que o mando da parte da…; “Vou já daqui gritando que a filha do cabo Pimenta namora como uma danada, que quis roubar… Então, quer que eu continue ou quer casar-se?”)

c) Como Faustino reage diante das descobertas privilegiadas às quais teve acesso, enquanto também ele estava disfarçado? Retire do texto frase que comprove sua resposta.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

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c) A história dessa peça se passa no Rio de Janeiro, no ano de 1844. Qual era a visão predominante na sociedade da época sobre a mulher? Pode-se dizer que as falas de Maricota e Chiquinha , na questão anterior, refletem as ideias do espaço e do tempo no qual vivem essas personagens? Justifique sua resposta. (No século XIX, a mulher ainda não usufruía de direitos morais igualitários quando comparadas aos homens. Tal como as personagens da peça de Martins Pena, elas passavam o tempo cosendo ou se distraindo com afazeres domésticos e outras atividades consideradas mais “femininas”, enquanto aguardavam pelo casamento. Dessa forma, pode-se afirmar que a fala de Chiquinha, por traduzir a mesma “moral” que era pregada contra as mulheres, reflete mais os valores daquele tempo e espaço, enquanto a fala de Maricota se opõe aos códigos sociais da época. Por isso, tais declarações são opostas, como foi identificado na resposta à questão anterior).

d) Considerando as falas destacadas no slide e os contextos em que elas ocorrem, relacione os substantivos em caixa alta que seriam pertinentes aos sentimentos ou traços da personalidade de cada um dos três personagens analisados.

Próximos planos dessa sequência

DIEGUES, Filomena Maria Brasil Cabral. O texto dramático em contexto de sala de aula: proposta para uma nova abordagem. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto, 2010.

(Não. José lucrava com o esquema de corrupção na Guarda Nacional. Além disso, participava da produção e distribuição de notas falsas, incentivado pelo velho Antônio Domingos.

Em quais rubricas a indicação de como devem atuar os atores?

Resposta: No texto teatral as rubricas, também nomeadas de didascálias, orientam os atores sobre o modo como devem proceder no palco no momento da atuação, o tom de voz que deve ser usado na cena, o tipo de expressão, a emoção que deve ser empregada, sugerem expressões faciais, a entonação de voz, os gestos, etc./span>

O que são rubricas ou notações cênicas?

Ajude a inserir referências. Didascália ou rubrica são indicações cênicas para indicar como determinada ação, como determinada cena, como determinado espaço ou como determinada fala devem ser feitos em uma peça de teatro.

O que são rubricas objetivas?

A Micro-rubrica Objetiva refere-se à movimentação dos atores: descreve os movimentos, gestos, posições, ou indicam o personagem que fala, o lugar, o momento, etc. As Micro-rubricas Subjetivas interessam principalmente aos atores: descrevem os estados emocionais das personagens e o tom dos diálogos e falas.

Qual é o nível social das personagens?

C) O nível social das personagens é classe média, como comprova o trecho "apartamento de classe média". D) O papel da rubrica no início desse texto é caracterizar o espaço onde ocorre a história e as personagens./span>

Que personagem participam da cena Qual é a idade delas comprove sua resposta com elementos do texto?

Que personagens participarão da cena? Qual é a idade delas? Comprove suas respostas com elementos do texto. Resposta: Carol e Ana Paula, que são adolescentes, conforme indicam a palavra meninas e outros elementos, como comer salgadinhos, tomar refrigerantes, ler revistas, ver clipes de rock na televisão./span>

Que personagem participaram da cena?

Participam da cena o Juiz, o Escrivão e o Negro.

Como é a linguagem das personagens do texto lido?

Como é a linguagem das personagens do texto lido? Caracterize-a. Resposta: É uma linguagem própria dos adolescentes, com muitas marcas de oralidade ("in-tei-ri-nho"), de informalidade e de coloquialidade ("cara", "CDF") redução de palavras ("tá", "tava"), gírias ("fula")./span>