O chapisco é realizado com o traço de 1:3 de cimento Portland e areia grossa em volume (podendo conter aditivos para implementar a aderência, ou com função impermeabilizante).
Antes, para aumentar a aderência da argamassa ao bloco, deve ser feito o chapisco. O chapisco é uma argamassa feita de cimento e areia grossa e aplicada na alvenaria de forma irregular. Ela é responsável por aumentar a rugosidade da superfície da alvenaria.
Chapiscar uma parede ou muro é um procedimento bastante comum feito com massa de cimento e aplicado diretamente na parede ou muro antes do reboco. O chapisco geralmente é aplicado com colher de pedreiro, brocha outra ferramenta que o pedreiro pode usar para jogar a massa na parede.
Antes de qualquer coisa, é preciso preparar a massa do chapisco. Para isso, basta misturar areia grossa e cimento em uma proporção de três partes de areia para uma de cimento. Durante a mistura, a água deve ser adicionada aos poucos até a massa ficar áspera e com uma consistência bem mole.
Uma maneira de valorizar a aparência simples e rústica do muro chapiscado é aplicando uma camada de pintura sobre essa superfície. Para isso, trouxemos passo a passo de como fazer a pintura em chapisco. Antes de iniciar o processo de pintura, é ideal esperar a cura total do cimento aplicado sobre o tijolo ou bloco.
Ideias para cobrir uma muro de cimento feio
Ouça o post:
Para dar um destaque maior, você pode usar vasos de plantas e flores pendurados por toda a extensão do muro. O grafiato, apesar de passar um pouco despercebido nas cores mais claras, tem o papel de dar um charme a mais ao ambiente, garantindo que este tenha destaque sem que perca a delicadeza.
Para quem não dispensa a presença da natureza em sua decoração a dica é investir nos belos muros decorados com plantas. Jardins verticais, vasos e floreiras de parede, quadros verdes, hortas verticais e plantas trepadeiras são algumas das possibilidades que podem ser colocadas em prática na decoração do muro.
Veja o que é necessário fazer, de acordo com cada caso específico:
tinta acrílica
Aplicar massa corrida ou selador No caso de paredes externas ou muros onde normalmente não se aplica a massa corrida, é recomendável você aplicar um selador antes de aplicar a tinta para que você tenha um melhor aproveitamento da pintura posteriormente.
Nivele a parede se ela estiver descascando Se os adesivos, papéis de parede ou textura acabarem descascando a pintura e desnivelando a superfície, o mais indicado é lixar a parede e raspar com a espátula. Já se a tinta estiver esfarelando, será necessário remover o reboco e refazer tudo.
Para preparar a parede, é preciso que ela esteja limpa e seca. O ideal é retirar manchas de todos os tipos e deixar toda a superfície uniforme, sem nenhuma rachadura ou ranhura. É possível lavar as paredes e nos locais mais sujos usar uma escova de metal e sabão. Porém, economizar água é fundamental.
O mais indicado é colocar 20% de água na primeira demão de tinta e 10% na segunda e terceira demão, caso você utilize um compressor dilua 30% de água. Porém é preciso prestar bastante atenção no momento de diluir a água na tinta, não tem segredo, mas se não fizer tudo certo você poderá gastar mais do que imaginava.
Com a parede já rebocada, utilize lixa n° 80 ou 100 para preparar a parede para aplicação da massa corrida. É necessária uma superfície limpa, por isso, limpe o local com vassoura ou escova seca para retirar a poeira do lixamento. Aplique uma demão de selador acrílico.
Como preparar e aplicar a massa?
Em uma parede interna, recomenda-se aplicar massa corrida. Ela é capaz de uniformizar a superfície da parede, deixando-a lisa e propícia para receber a pintura. O acabamento fica mais enxuto, porém, deve-se aplicar ao menos duas demãos e sempre lixar após a secagem de cada uma delas.
Como emassar parede: passo a passo