Normalmente, elas variam entre 0.
Um bom guitarrista que toca sem palheta é o Mark Knopfler (nem sei se é assim que escreve),o lider do Dire Straits. ... Eu curto tocar sem palheta, mas depende do som que eu quero rolar.
A única coisa que faço nas palhetas é abrir "sulcos" nela nos sentidos diagonais, formando uma grade que evita que elas escorreguem com o suor. Também uso uma lixa pra ajeitar o formato quando começam a deformar com o desgaste. De resto, faça como a galera disse: preocupe-se em tocar.
A palheta para violão e guitarra também é conhecida como plectro. O certo é segurá-la entre seu polegar e seu indicador firme o suficiente só para fazê-la raspar nas cordas. Não segure a palheta com muita força, como se você quisesse arrancar as cordas com ela. Deixe-a raspar suavemente.
Nada de deixar os dedos retos ou o polegar dobrado. E nem mesmo deixe a mão muito próxima do instrumento. A forma correta é deixar a mão em forma de arco, como se você estivesse segurando uma bola.
Você segura o instrumento apenas com as coxas e o cotovelo do braço diretivo: o polegar da mão não dominante deve permanecer atrás do braço e os outros dedos estão curvados nas cordas do violão. Essa postura é útil para dar toda a força necessária para realizar os acordes com a firmeza necessária.
Quando for tocar violão, procure sentar sempre com a coluna reta e de forma que não force nenhuma parte do seu corpo como braços, dedos, pescoço, coluna e etc, para isso seu violão deve sempre estar com o braço e corpo retos.
Como Guardar o Violão – Suportes Os mais comuns são: -Suporte em Arara: Serve para guardar o violão pendurado pelo braço. -Case Térmico: O case térmico é muito bom para proteger o violão da mudança de temperatura do meio ambiente, pois esta sem dúvida prejudica o violão por causar uma falta de instabilidade na madeira.
O ideal é deixar ele deitado dentro de um case. Mas também pode teixar ele encostado com o tampo virado para parede ou então (que eu acho melhor) encostalo de lado na parede. O suporte é bom, mas existem alguns suportes que deixam o braço em balanço e isso pode trabalhar a caixa do violão.
Resumindo: guarde o violão sempre afinado. Se o braço dele não aguentar a tensão, é porque não vale a pena. PS: existem uns pequenos truques para poupar o instrumento no momento de guardar, principalmente se for por um período maior que o normal.
Continue a leitura e descubra 5 dicas valiosas!
- Não deixe as cordas e parafusos da guitarra enferrujarem. Guarde a guitarra dentro da capa (case, ou bag). - Se for deixar a guitarra em pé encostada na parede, procure deixá-la o mais vertical possível. Ou seja, não deixe ela muito inclinada para não fazer pressão sobre o braço.
Mantenha o violino no estojo quando não estiver em uso. Sempre coloque seu violino dentro do estojo quando você não estiver tocando. Nunca deixe em uma cadeira ou mesa ou pendurado em algum lugar. Quando o seu violino não estiver no case ele poderá ser facilmente derrubado, sentado ou pisado.
Para limpar o corpo do instrumento, passe uma flanela seca pela madeira, sem fazer muita força para não riscar a superfície. Se necessário, umedeça a flanela na água fria para retirar as poeiras mais resistentes. Nunca encharque o pano demais para não correr o risco de molhar a madeira.
Produtos para limpar violão Para os instrumentos mais encardidos, use pastas polidoras fabricadas especialmente para a limpeza de instrumentos musicais. Existem várias marcas, como a Planet Waves, que possuem kits de limpeza bem práticos pra facilitar a higienização nessas situações.
Use sempre panos macios. O primeiro passo para limpar adequadamente seus objetos de metal é escolher um pano macio e que não solte fiapos. Assim, ele não vai deixar resíduos nem arranhar a peça. Segundo especialistas, o ideal é usar paninhos de algodão ou de microfibra para essa finalidade.
Não é comendo nenhum produto químico de limpeza. O violão esta constantemente em contato com seu corpo. ... Recomendo para a limpeza apenas um álcool em gel e uma flanela limpa e seca em toda a extensão do instrumento. O álcool além de limpar desinfecta e mata as bactérias.
O álcool resseca as partes de madeira expostas, como cavaletes no caso do violão, e outras áreas com madeira sem acabamento. Quando atinge o acabamento de algumas guitarras pode gerar um aspecto esbranquiçado.
-Como se limpa um violão ou instrumento de madeira com acabamento fosco? Basta utilizar uma flanela úmida. Qualquer produto mesmo que levemente abrasivo ou cera tende a “dar brilho” alterando o acabamento.
Além do pano seco e do pincel, também podem ser usados produtos específicos para a limpeza do violão e de suas cordas, se houver a necessidade. Eles são interessantes para os casos em que existe muito acúmulo de sujeira, quando o instrumento fica em regiões mais secas e também para preservar a madeira.
Passadas algumas horas, é só colocar as cordas na guitarra e começar a tocar com seu instrumento renovado! Pegue meio limão e esprema seu suco em um copo. Coloque na mesma quantidade que ficou no copo: álcool e óleo de cozinha. Dê uma mexida e pronto.
E oque passar o "corpo" do violão para dar brilho e limpeza? Primeiro, passe uma flanela levemente umedecida com água. Em seguida, passe outra flanela limpa e seca.
E é claro sem comprometer o instrumento. Pra limpar a escala do violão ou da guitarra, use uma escova de dentes umedecida com óleo de peroba ou óleo de linhaça. As cerdas da escova de dentes não agridem a escala e o óleo serve pra dissolver melhor a sugeira sem usar um produto que agrida a madeira.
Remova toda a sujeira do braço suavemente com o pano umedecido em água ou em vinagre branco destilado. Torça bem o pano sempre que possível, para evitar expor a madeira a grandes quantidades de água e outros produtos de limpeza.