O homem social é o homem atual que vive em sociedade com os demais homens. Conhecendo o conhecimento acerca das fases do desenvolvimento humano o homem terá propriedade para executar as funções do seu trabalho, pois ele estrá lidando com pessoas que estão em constante desenvolvimento intelectual.
A Teoria Estruturalista focaliza o “homem organizacional”, a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações. ... Capacidade de adiar as recompensas e poder de compensar o trabalho rotineiro na organização em detrimento de preferências pessoais.
Principais características do estruturalismo: - Ruptura intelectual com o tradicionalismo. - Metodologia que visa compreender os elementos culturais, através de suas relações com um sistema mais abrangente.
Assim sendo o operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social PONTOS NEGATIVOS: Oposição da teoria clássica, Inadequada visualização dos problemas de relações industriais Concepção ingênua e romântica do trabalhador, Limitação do campo experimental, Enfoque manipulativo das relações ...
A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise.
A teoria neoclássica da administração é o tema dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração. ... ênfase nos princípios gerais de gestão; ênfase nos objetivos e resultados.