Democracia é um regime de governo cuja origem do poder vem do povo. Em um governo democrático, todos os cidadãos possuem o mesmo estatuto e têm garantido o direito à participação política. Um dos aspectos que define a democracia é a livre escolha de governantes pelos cidadãos através de eleições diretas ou indiretas.
governo em que o povo exerce a soberania. Explicação: ... A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder).
Apesar de conhecermos de perto a democracia, o conceito que designa a palavra é amplo e pode ser dividido e representado de diferentes maneiras. Não existindo apenas um tipo de regime político democrático, a democracia divide-se, basicamente, em: direta, participativa e representativa.
A democracia ateniense é como conhecemos o sistema político que existiu em Atenas, na Grécia Antiga, a partir do final do século VI a.C. Esse sistema surgiu de uma reforma política promovida por Clístenes, o legislador da cidade, e foi fruto das tensões sociais que existiam por conta dos privilégios da aristocracia, os ...
A Democracia Ateniense foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga. ... O termo “Democracia” é formado pelo radical grego “demo” (povo) e de “kratia” (poder), que significa “poder do povo”.
Democracia no Brasil Nosso país segue o sistema de democracia representativa. Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorrem em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos.
A democracia grega e a democracia atual são bem diferentes. Na Grécia Antiga, apenas cidadãos, ou seja, só homens podiam votar. Diferentemente de hoje, no qual todo cidadão, tanto homem quanto mulher podem votar.
A democracia grega era de fato uma democracia, pois os gregos não reconheciam a existência de pretensões universais à liberdade, como conhecemos hoje, à igualdade ou aos direitos, fossem eles direitos políticos ou, de maneira mais ampla, direitos humanos. ...
Onde esta forma de organização política surgiu? A democracia surgiu na Grécia, com o significado de governo do povo (demo = povo,cracia =governo), e foi implantada em Atenas, por volta de 510 a.C., quando Clístenes liderou um rebelião vitoriosa contra o último tirano que governou a cidade-estado.
- só os cidadãos podiam participar no governo da cidade-estado (eram excluídos da vida politica os metecos, os escravos e as mulheres). - a existência de escravos. ... - a existência da condenação ao ostracismo e à morte. -a limitação à liberdade de expressão.
As guerras contra o Império Persa ajudaram a consolidar a democracia. Quando os inimigos invadiram e destruíram Atenas, a pilhagem impôs uma redistribuição de renda às avessas.
As ágoras eram o coração das cidades da Grécia Antiga. Discursos de importantes pensadores gregos como Sófocles, Demóstenes e Fídias foram feitos em ágoras durante os séculos V e VI a.C. ... Ou seja, os discursos que eram feitos nesses locais foram a base do conhecimento.
Resposta. Os escravos eram vistos como essenciais para a democracia ateniense porque eram a maior força de trabalho daquela sociedade, usados para trabalhar desde o campo até nas residências dos atenienses.
A democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os metecos (estrangeiros), escravos e mulheres.
O ostracismo era um mecanismo de proteção da democracia que colocava o indivíduo como banido ou exilado. Por fim, essa medida punitiva foi criada por Clistenes, intitulado o pai da democracia. ...
Resposta. Os incluídos eram apenas os HOMENS RICOS e nascidos na Grécia. Todos os outros, sejam eles, mulheres, escravos, homens pobres, viajantes etc eram excluídos da política.