FOB é a sigla de Free on Board, neste incoterm o vendedor termina com as suas obrigações no momento em que a mercadoria passa pela a amurada do navio no porto de embarque que foi indicado anteriormente, a partir deste momento, é com o comprador todas as responsabilidades sobre perdas e possíveis danos.
VMLE (valor FOB) Trata-se do Valor da Mercadoria no Local de Embarque. É o valor da mercadoria e outras despesas anteriores ao embarque. Também conhecido como valor FOB.
Os principais dados que influem em como calcular o valor FOB são:
Isto é, o PREÇO (100%) = CUSTO TOTAL (X%) + LUCRO (Y%), onde X + Y = 100. Esse cálculo ("por dentro") é feito mediante uma regra de três simples.
VMLE: Valor da Mercadoria no Local de Embarque. É o valor da mercadoria e outras despesas anteriores ao embarque. Também conhecido como valor FOB. VMLD: Valor da Mercadoria no Local de Descarga.
Resumindo: O que é frete FOB? O frete FOB vem da sigla em inglês de Free on board, que significa “livre a bordo”, quando traduzido literalmente. Neste tipo de frete, toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente, incluindo os riscos e os custos.
Passo a passo para fazer a Nota Fiscal de Importação
Como emitir nota fiscal de produtos importados? Confira 4 passos para nacionalizar mercadorias com segurança
Nota de importação com diferença de débito e crédito, sendo valor de despesas, é necessário marcar o parâmetro no SUP6600 - Parâmetros Diversos opção tela_4 campo Contab total NF imp cta fornecedor. Quando está marcado, contabiliza o valor total da nota fiscal na conta de fornecedores.
De maneira simplista, são emitidas após o desembaraço aduaneiro das mercadorias e antes do carregamento. A emissão da nota fiscal de importação deve feita pelo importador, levando em consideração as informações contidas na Declaração de Importação (DI).
Quando os bens importados (mercadorias ou matérias-primas) forem desembaraçados, será efetuado o registro no almoxarifado do importador, mediante transferência do saldo final da conta transitória para a conta definitiva de "Estoques de Mercadorias ou Matérias-primas" no Ativo Circulante.
1) Pela transferência do saldo da conta "Importações em Andamento" para a conta definitiva do Ativo Imobilizado: Cálculo: Soma dos valores lançados a débito da conta Importações em Andamento - Bens do Imobilizado.
A partir de por força da Lei incide PIS e COFINS na importação de bens e serviços. Na hipótese do importador valer-se do crédito, bastará contabilizar tais valores em conta transitória do Ativo Circulante, até sua compensação com o PIS e COFINS devidos.
Contabilização de importação A variação cambial será a diferença entre o valor registrado da DI convertido em reais e o valor da DI multiplicado pela taxa do ultimo dia útil de cada mês.
Para o cálculo da variação cambial das parcelas (amortização e juros), devemos utilizar a taxa de câmbio que efetivamente foi negociada na conversão dos valores de reais para dólares. Muitas operações utilizam a PTAX de venda do dia útil anterior como taxa de câmbio contratada para a liquidação das parcelas.
a variação cambial liquidada deve ser calculada mediante a multiplicação do valor liquidado em moeda estrangeira pela diferença entre o valor da cotação da moeda na data da liquidação, total ou parcial, da operação, e o valor da cotação da moeda na data de início da operação.
a) Variação Cambial Ativa - Representam a oscilação positiva da taxa de câmbio menor nas importações e maior nas exportações, beneficiando o contribuinte com o auferimento de receita no período; ... a) Variação Monetária Ativa - Refere-se à natureza de conta de resultado como Receita.
No regime de competência, a variação cambial é reconhecida a cada período, independentemente da liquidação da operação. Assim, se ocorrer no período uma variação cambial passiva (despesa), já nesse período ela irá reduzir o lucro da empresa e, talvez, o montante do imposto de renda devido.
CONTABILIZAÇÃO O registro contábil da atualização monetária deve ser feito a débito ou a crédito da conta atualizada, tendo como contrapartida contas de resultado, de variações monetárias ativas (receita) ou de variações monetárias passivas (despesa).
É a taxa que dita o valor do Real Brasileiro (BRL), por exemplo, em relação ao valor do Dólar Americano (USD). Em vista disso, o valor de uma moeda pode sofrer valorização ou desvalorização, como já foi dito anteriormente. A valorização aumenta o preço de uma moeda com relação a outras, e a desvalorização diminui.
A desvalorização é basicamente um aumento da taxa de câmbio, ou seja, o custo para se comprar uma determinada moeda aumenta, já a valorização é o contrario, que é quando o valor diminui.
Reservas cambiais Em resumo, ela é o montante de moeda estrangeira e ouro acumulado por um país. As reservas cambiais são fundamentais para as negociações internacionais realizadas em dólar. ... A queda dos fundos da reserva cambial pode provocar uma valorização da moeda estrangeira.
Por fim, banda cambial é o regime cambial no qual a autoridade monetária de cada país define quais serão os limites de flutuação de uma determinada moeda. Desta forma, assim como acontece com o câmbio fixo, a banda cambial também representa um instrumento artificial de câmbio.
A depreciação cambial ocorre quando há um aumento no valor da taxa (preço da moeda estrangeira). ... É preciso ter em conta que, a longo prazo, em Estados com baixa elasticidade e elevada dependência das importações, a queda das taxas de câmbio (desvalorização da moeda nacional) é geradora de inflação.
A política cambial é um conjunto de medidas que um país adota em sua moeda, visando controlar sua relação com as moedas estrangeiras. Este tipo de política é feita pelo Banco Central (BACEN) em conjunto com a sua Política Monetária e Fiscal, com o objetivo de adotar as taxas de câmbio mais adequadas.
A âncora cambial, muito conhecida no mercado financeiro, consiste em um mecanismo de política econômica, a qual o governo acaba fixando uma taxa de câmbio. ... Sendo assim, o termo “âncora cambial” tem esse nome pois procura “segurar” os preços, assim como uma âncora segura um barco.