O conflito não só é algo inerente e inevitável nas relações humanas, como é um sinal de vitalidade da organização. ... Dar ao conflito essa dimensão positiva significa considerar a importância e o reconhecimento das diferenças, da diversidade de pensamentos e ideias, da criatividade e da singularidade.
O conflito permite: Descobrir o que há a fazer. Descobrir onde estou e expressá-lo ao outro. Encontrar uma solução nova que possa satisfazer as necessidades das duas partes.
A palavra conflito , na língua portuguesa, refere-se a profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes (Houaiss, 2004). Este vocábulo vem do latim conflictus : desacordo, choque.
O objetivo da gestão de conflitos, portanto, é equilibrar o nível dos conflitos e garantir que as discussões sejam construídas de forma saudável e que ajudem no crescimento da empresa.
Gestão de conflitos são ações eficientes e assertivas para solucionar as divergências de opiniões entre pessoas ou equipes, buscando sempre soluções de ganha-ganha. ... Quando se utilizam técnicas de Gestão de Conflitos adequadas, as divergências que atravancam os projetos são facilmente identificáveis.
O processo do conflito É um processo característico do ser humano pois o mesmo dificilmente possui iguais objetivos e essa diferença faz com que o conflito exista. Ele nasce da diferença de ideias, quando um indivíduo percebe que alguém pode afetá-lo de alguma forma significativa.
O conflito poderá escalar em razão de um círculo vicioso de ação e reação dos envolvidos. Cada reação torna-se mais severa do que a ação que a antecedeu, criando um novo ponto de disputa, de modo que as causas que deram origem ao conflito, progressivamente, vão tornando-se secundárias.
Esse modelo, denominado de espirais de conflito, sugere que com esse crescimento (ou escalada) do conflito, as suas causas originárias progressivamente tornam‑se secundárias a partir do momento em que os envolvidos mostram‑se mais preocupados em responder a uma ação que imediatamente antecedeu sua reação.
O que se pode fazer para conter a escalada do conflito? Abordar os principais pontos do conflito, buscando solucioná-lo. Abordar o conflito de forma sistêmica, para que seus mais variados aspectos sejam percebidos e resolvidos. Estimular as partes a resolverem o principal foco, para que se evite uma solução judicial.
A melhor maneira de resolver a controvérsia sem passar por todo esse problema é optar pela mediação de conflitos. O mediador é uma terceira pessoa que as partes podem contratar para resolver o conflito de maneira que haja um acordo com benefícios para os dois lados.
O mediador é um especialista em determinadas técnicas de negociação e comunicação. Atua como um terceiro imparcial e costuma ser indicado pelas partes envolvidas no acordo. A função desse profissional não é a de propor soluções, mas de intermediar e facilitar o diálogo entre as partes que estão em desacordo.
As 7 principais fontes de vagas para conciliadores e mediadores
Quais serão os níveis de remuneração de mediadores?