EQST

Qual Foi O Grupo Social Revoltado Da Guerra Dos Mascates?

Qual foi o grupo social revoltado da Guerra dos Mascates?

A Guerra dos Mascates foi um conflito que envolveu fazendeiros de Olinda contra os comerciantes de Recife pelo domínio político e econômico da Capitania de Pernambuco. Recife obteve a elevação à condição de vila e, ao estabelecer limites com Olinda, a guerra foi desencadeada.

Qual foi a causa da Guerra dos Mascates?

A Guerra dos Mascates teve como causa a grande rivalidade entre os senhores de engenho de Olinda e os comerciantes portugueses de Recife, sendo que estes contavam com o apoio do governador Sebastião de Castro Caldas.

Quais foram os motivos que levaram ao conflito entre os senhores de terras e os comerciantes portugueses?

A desigualdade econômica e a crise açucareira: motivos fundamentais da Guerra dos Mascates. A partir de 1654, a expulsão definitiva dos holandeses de Pernambuco provocou uma grande mudança no cenário econômico daquela região.

O que faziam os mascates?

Inicialmente os mascates visitavam as cidades interior e as fazendas de café, levando apenas miudezas e bijuterias. Com o tempo e o aumento do capital, começaram também a oferecer tecidos, roupas prontas e outros artigos.

Qual situação foi determinante para que a tensão entre os aristocratas de Olinda?

Qual situação foi determinante para que a tensão entre os aristocratas de Olinda e os comerciantes de Recife resultasse na deflagração de uma guerra? No ano de 1709, a administração colonial portuguesa acatou o pedido dos comerciantes de Recife, que exigiam a emancipação da cidade.

Qual era o objetivo dos Mascates?

Objetivos do movimento: - Os olindenses queriam manter o controle político na região, sobretudo com relação à próspera cidade de Recife. - Os olindenses queriam que a coroa portuguesa mantivesse Recife na condição de povoado.

Por que os portugueses eram chamados de mascates?

A queda no preço dificultava a vida dos produtores, tornando-os cada vez mais dependentes de empréstimos. Recorriam aos comerciantes lusos, que se iam firmando no controle da economia. ... Esses eram chamados de mascates, comparados aos mercadores ambulantes que vendiam objetos sem grande valor.

O que os mascates queriam?

Objetivos do movimento: - Os olindenses queriam manter o controle político na região, sobretudo com relação à próspera cidade de Recife. - Os olindenses queriam que a coroa portuguesa mantivesse Recife na condição de povoado. Em 1710, havia um clima de hostilidades e tensão entre as duas cidades pernambucanas.

Quais eram os grupos sociais que se confrontavam na Guerra dos Mascates?

Confrontaram-se os senhores de terras e de engenhos pernambucanos, concentrados em Olinda, e os comerciantes reinóis (portugueses da metrópole) do Recife, chamados pejorativamente de mascates.