Anaxímenes (585-524 a.C.) foi um filósofo grego, do período pré-socrático, que dizia que o ar era o princípio gerador e regulador de todas as coisas.
Anaxímenes considerava que o ar era o elemento originário. Tudo o que existe, inanimado ou animado, era composto por ar para Anaxímenes, assim como Tales entendeu que a água estava na origem de tudo.
O PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS: ... Tales, então, viu que o calor necessita de água, que o morto resseca, que a natureza é úmida, que os germens são úmidos, que os alimentos contêm seiva, e concluiu que o princípio de tudo era a água.
Resposta. Resposta: Na tentativa de explicar qual a natureza da matéria, surgiram várias teorias. Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água.
Resposta. Estes filósofos se ocupavam com os fenômenos da natureza, buscando a compreensão do principio de todas as coisas e da relação existente entre causa e efeito.
Por buscarem entender a organização racional do universo, a partir de princípios e leis que o regem, dizemos que eram voltados para a cosmologia, ou seja, a busca por entender a razão que rege o universo. ... Por fim, todos buscavam um princípio ou elemento primordial a partir do qual explicariam os fenômenos naturais.
Resposta. Resposta: Por buscarem entender a organização racional do universo, a partir de princípios e leis que o regem, dizemos que eram voltados para a cosmologia, ou seja, a busca por entender a razão que rege o universo. Em segundo lugar, tentavam encontrar uma relação de causalidade entre os fenômenos da natureza.
Os primeiros filósofos, os pré-socráticos, tentaram estabelecer um "princípio" (arché) da origem e composição do Universo, recorrendo para isso à natureza (physis). ... Por fim, para Anaxímenes de Mileto, o arché seria o ar e as coisas da natureza.
Físicos ecléticos são filósofos pré-socráticos que buscando o principio de todas as coisas, criticam os pluralistas e retornam ao monismo, ao princípio único como origem do mundo. ... Assim o princípio único para ele é o ar infinito, mas dotado de muita inteligência.
A água, por Tales de Mileto; o apeiron, uma luta entre os elementos (ar, água, terra e fogo), por Anaximandro de Mileto; O ar, por Anaxímenes de Mileto e os números por Pitágoras de Samos.
03) Em que sentido se destaca o pensamento dos pitagóricos e qual a sua especificidade no contexto dos pré-socráticos? Representa a transição entre o pensamento jônico para o da escola italliana, mas também representa a permanência de elementos místicos e religiosos no pensamento filosófico.