A Era Paleozoica ocorreu entre 542 a 241 milhões de anos atrás. ... A Era Paleozoica é dividida em seis períodos geológicos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano.
A Era Paleozoica (do grego: palaeo = antiga + zoe = vida) é limitada por dois importantes eventos na história da vida na Terra: o seu início, há 545 milhões de anos, marca o primeiro registro seguro de animais com partes mineralizadas (conchas, carapaças), e seu final, há 248,2 milhões de anos, marca a maior extinção ...
Entre as principais características desse período está o surgimento de raias, tubarões modernos e répteis marinhos. Entre os répteis terrestres, dominam a Terra o Tiranossauro Rex, o Tricepator, o Velociraptor e o Spinosauros. Surgem as primeiras aves e os mamíferos passam por intensa evolução.
A Era Mesozóica ("vida do meio"), inclui os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. O nome Triássico tem a ver com a divisão em três camadas das rochas dessa idade na Alemanha, que se sobrepunham às rochas paleozóicas.
Os dinossauros surgiram há cerca de 231 milhões de anos, em meados do período Triássico e extinguiram-se à aproximadamente 66 milhões de anos, data que marca o final do período Cretáceo e da era Mesozóica.
período Triássico
Quaternário
1) As rochas sedimentares vieram da era paleozoica, com o surgimento dos escudos cristalinos e cordilheiros a erosão fez com que sedimentos dessas fossem retirados e acumulados em depressões fazendo com que, com o tempo, a pressão formasse essas rochas.
Tanto os continentes quanto os homens surgiram na era Cenozoica, porém os continentes formaram-se no período terciário, e os homens surgiram no quaternário.
Anatomicamente o ser humano moderno evoluiu do Homo sapiens arcaico na África durante o Paleolítico Médio, há cerca de 200 mil anos.
Divide-se em três períodos: Paleogênico, Neogênico e Quaternário. Vivemos hoje o período Quaternário, que é subdividido em duas épocas: Pleistoceno e Holoceno. A época atual é o Holoceno, iniciado há aproximadamente 11.
Uma das implicações é que os dinossauros surgiram 15 milhões de anos antes do que se acreditava previamente. ... Ao comparar o tamanho, as formas e a disposição de ossos fossilizados de diferentes espécies de dinossauros e como elas mudaram com o passar do tempo, ele criou o modelo teórico de como elas evoluíram.
Acredita-se que os dinossauros apareceram há, pelo menos, 233 milhões de anos, e que, por mais de 167 milhões de anos, foram o grupo animal dominante na Terra, num período geológico de tempo que vai desde o período Triássico até o final do período Cretáceo, há cerca de 66 milhões de anos, quando um evento catastrófico ...
megalossauro
Durante cerca de um milhão de anos, a cada dia, os organismos pereciam, pois quase nenhum habitat foi mantido intacto após o desastre conhecido como extinção em massa do Permiano-Triássico. O mundo se modificou para sempre ao fim da catástrofe — e as condições se tornaram propícias para o início da Era dos Répteis.