Articulação Triaxial – Quando uma articulação realiza movimentos em torno de três eixos (3 graus de liberdade). As articulações que além de flexão, extensão, abdução e adução, permitem também a rotação, são ditas triaxiais, cujos exemplos típicos são as articulações do ombro e do quadril.
Sacco / 2001 2 Articulações Úmero-radial e Úmero-ulnar (cotovelo) • Articulação em gínglimo – 1 grau de liberdade: • Flexão (130-145o ativa e 160o passiva) e extensão (0-5o) • Movimentos de rolamento e deslizamento Articulam-se: Tróclea do úmero na incisura troclear da ulna Capítulo do úmero na fóvea articular do rádio ...
A mão humana apresenta para cada um dos dedos quatro graus de liberdade, com exceção do polegar, que apresenta cinco, sendo três de flexão e extensão e uma de adução e abdução, ainda dois graus de liberdade para o punho.
sete graus
brbr Articulação Glenoumeral Graus de liberdade: três graus (triaxial) Movimentos: flexão extensão abdução adução rotação interna rotação externa adução horizontal ou flexão horizontal abdução horizontal ou extensão horizontal circundução.
Um manipulador típico possui 6 graus de liberdade, sendo três para o posicionamento do efetuador dentro do espaço de trabalho, e três para obter uma orientação do efetuador adequada para segurar o objeto.
Segundo Hislop e Montgomery (2008), os músculos responsáveis pela abdução do ombro são o músculo deltóide (fibras médias) e o músculo supra-espinhoso. O músculo deltóide tem origem na escápula, exatamente no acrômio, e se insere no úmero, região do tubérculo deltóide.
Significado de Adução [Medicina] Ação ou efeito de movimentar um membro no sentido do plano médio do corpo humano ou de si próprio.
Abdução e adução Abdução/Abdutor: afastar o membro do eixo sagital mediano. Adução/Adutor: aproximar o membro do eixo sagital mediano (centro do corpo).
Cadeira adutora e abdutora É possível fazer o exercício de duas formas nesse aparelho – em movimento de adução ou abdução, como o próprio nome diz. Os movimentos adutores são feitos empurrando o aparelho contra a parte interna das pernas, já abdutores são feitos com o aparelho posicionado na parte externa das pernas.
Os músculos abdutores localizam-se na região externa das coxas e têm a função de auxiliar na estabilização do quadril. Já os adutores estão localizados na região interna, sendo responsáveis pelo movimento da pélvis e por ajudar a estabilizar os quadris nas atividades de corrida.
Trata-se de um exercício bastante completo por envolver grande parte dos músculos dos membros inferiores, trabalhando com maior ênfase glúteos, quadríceps (parte da frente das coxas) e isquiotibiais (posteriores das coxas).