A teoria atômica de Dalton descreve o átomo como uma partícula esférica, maciça e indivisível, ideia que ficou conhecida como modelo da “bola de bilhar”.
V a.C. Os atomistas acreditavam que os elementos básicos da realidade eram átomos, partículas de matéria indivisíveis, indestrutíveis, que se moviam no espaço.” O termo átomo, do qual deriva a filosofia do atomismo, significa, em grego, algo que não pode ser subdividido, ou seja, algo indivisível.
Para Anaxágoras, as sementes que formavam o Universo e seus objetos sãoi infinitas, mas o próprio Universo foi gerado a partir de um momento preciso. O que ficou responsável por agregar as sementes e formar tudo o que existe foi uma inteligência que o filósofo chamou de noûs.
Para a filosofia de Anaxágoras as coisas que existem vão além dos quatro elementos colocados por Empédocles. As quatro raízes que formam as outras coisas, terra, ar, água e fogo não conseguem explicar as diversas qualidades através das quais os fenômenos se manifestam.
Para explicar o movimento no surgimento das coisas, Anaxágoras, coloca uma força motriz intelectual do Espírito (noûs). ... É que o Espírito que dirige tudo o que tem vida, quer seja maior ou menor. Foi o Espírito que também teve poder sobre toda revolução, de tal modo que foi ele que, no início, lhe deu o impulso.
Os principais traços da cosmologia pré-socrática são a fundamentação em elementos da natureza e a argumentação racional presente nessa ação. A fundamentação em elementos da natureza era uma das marcas dos filósofos pré-socráticos que se baseavam em elementos da natureza para explicar a origem do universo.