Besouro conta a história do mais famoso capoeirista brasileiro, uma figura heróica e digna de mitos e lendas. Este personagem realmente existiu, e ganhou destaque ao lutar contra a opressão aos negros no Recôncavo Baiano no começo do século XX.
RESUMO DO FILME BESOURO Besouro é um filme brasileiro lançado em 2009 que relata a vida de um negro nascido no ano de 1924 no recôncavo baiano, besouro nasceu em uma época onde havia alguns anos que os negros alcançaram a libertação com a abolição dos escravos , porém mesmo com a abolição os negros ainda não tinham …
Enredo. A escravidão foi abolida. Mas o preconceito fez com que os negros fossem tratados como escravos para ganhar um pouco de dinheiro para sobreviver. A palavra capoeirista assombrava homens e mulheres, mas o velho escravo Tio Alípio nutria grande admiração pelo filho de João Grosso e Maria Haifa.
Enredo. A escravidão foi abolida. Mas o preconceito fez com que os negros fossem tratados como escravos para ganhar um pouco de dinheiro para sobreviver. A palavra capoeirista assombrava homens e mulheres, mas o velho escravo Tio Alípio nutria grande admiração pelo filho de João Grosso e Maria Haifa.
O filme Besouro (2009) que traz a narrativa da trajetória histórica e mítica de Manoel Henrique Pereira, o capoeirista Besouro de Mangangá, nascido no Recôncavo Baiano, permite variados enfoques no que se refere à afirmação da cultura negra no Brasil e à luta contra a violência pós-escravidão, sob a qual ainda viviam …
Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.
Há versões que afirmam que Besouro morreu em um confronto com a polícia; outras, que foi traído, com um ataque de faca pelas costas. As balas nada lhe fizeram; um homem o feriu a traição com uma faca de tucum (ou ticum), um tipo de madeira, tida como a única arma capaz de matar um homem de corpo fechado.
LORDELLO, Eliane. Besouro, o filme. ... Essa era a situação vivida no Brasil quando a história do filme Besouro (1), direção de João Daniel Tikhomiroff, se desenrola em Santo Amaro da Purificação, na região do Recôncavo Baiano. A sociedade rural era então mandatária e dominante no lugar.
RESUMO DO FILME BESOURO Besouro é um filme brasileiro lançado em 2009 que relata a vida de um negro nascido no ano de 1924 no recôncavo baiano, besouro nasceu em uma época onde havia alguns anos que os negros alcançaram a libertação com a abolição dos escravos , porém mesmo com a abolição os negros ainda não tinham ...
Nesse contexto, os negros eram a massa oprimida, e suas manifestações religiosas e culturais, reprimidas, inclusive a Capoeira, cuja prática era totalmente proibida. É nesse ambiente que vive Manoel Henrique Pereira, menino negro nascido a menos de dez anos após a abolição.
Besouro conta a história do mais famoso capoeirista brasileiro, uma figura heróica e digna de mitos e lendas. Este personagem realmente existiu, e ganhou destaque ao lutar contra a opressão aos negros no Recôncavo Baiano no começo do século XX.
Besouro (Ailton Carmo) foi o maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que - ao se identificar com o inseto que ao voar desafia as leis da física - desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão. Passado no Recôncavo dos anos 20, Besouro é um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem. Uma história imortalizada por gerações, que chega aos cinemas com ação e poesia no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano.
Apesar da sua fama de valentão – nunca se deu bem com a polícia – os mais antigos contam que besouro, não suportava injustiças, era um defensor do povo pobre e fazia justiça com as próprias mãos. Sempre que via alguma coisa desse tipo, ele se metia e defendia o oprimido.
A presença de Besouro faz com que os negros se sintam mais confiantes para lutar pela liberdade, e, com isto, os poderosos tentam de tudo para matar seu adversário. Baseado na história real de Manoel Henrique Pereira, Besouro é o primeiro trabalho como cineasta do publicitário João Daniel Tikhomiroff.
Vinte anos depois, Manoel já é conhecido por todos como Besouro, um dos maiores capoeiristas da região. Assim como a maior parte dos negros, ele trabalha nas fazendas de cana do Coronel Venâncio, mas é o único que não se sente intimidado pelos poderosos.
O filme “Besouro” acontece em Salvador-Bahia, 1924. O besouro é um homem negro que cresceu no meio de várias pessoas que praticavam a capoeira. Ele começou a lutar na capoeira e na medida que ele ia crescendo ele gostava mais da luta.
A história acontece no passado, fala da vida dos negros, mostra que mesmo com o fim da escravidão, o 'trabalho' continuou nos canaviais e plantações, e a capoeira, luta disfarçada de dança praticada por eles, era marginalizada pelos brancos.
A história acontece no passado, fala da vida dos negros, mostra que mesmo com o fim da escravidão, o ‘trabalho’ continuou nos canaviais e plantações, e a capoeira, luta disfarçada de dança praticada por eles, era marginalizada pelos brancos.