O esôfago tem como função o transporte de alimentos sólidos, pastosos e líquidos (já parcialmente digeridos pela boca), para o estômago.
A traqueobronquite é uma inflamação na traqueia e nos brônquios que gera sintomas como tosse, rouquidão e dificuldade para respirar devido ao excesso de muco, que faz com que os brônquios fiquem mais estreitos, dificultando o funcionamento do sistema respiratório.
A traqueíte bacteriana é uma infecção séria da traqueia causada por bactérias. A traqueíte bacteriana é rara e pode afetar crianças de qualquer idade. A bactéria Staphylococcus aureus e estreptococos são a causa mais frequente.
Fazer barulho ao respirar, uma espécie de chiadeira, é um sinal de que as suas vias aéreas se estreitaram e, além de asma, este sintoma pode indicar doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), bronquite, infeções respiratórias, alergias, enfisema, apneia do sono, insuficiência cardíaca ou até dever-se a certos ...
Vibração do tecido mole da garganta quando há a passagem do ar. Quanto mais acima do peso a pessoa estiver, mais tecido ela apresenta na região e maior a probabilidade de roncar. Apesar de o barulho ser comum em homens, mulheres com alterações hormonais, como na menopausa, também costumam roncar.
Contudo, existem níveis leves e moderados de insuficiência cardíaca que provocam acúmulo de fluídos nos pulmões (edema pulmonar). Isso causa falta de ar, “chiado no peito” e tosse, sintomas típicos da asma. A confusão acontece principalmente quando a pessoa desconhece sua condição cardíaca, por ser muito leve.
Uma situação mais difícil de averiguar são as vulgares dores de costas (lombalgias). Um doente que sofra esporadicamente deste problema poderá sempre exagerar a sua situação, para convencer um médico a emitir-lhe um atestado.