A origem do Treinamento Funcional aplicado ao esporte está na Grécia antiga. Trabalhar as correções para minimizar ou resolver as eventuais assimetrias, discrepâncias e limitações corporais, provendo a base estrutural estável de que o corpo precisa para melhora da aptidão física direcionada à saúde ou aos esportes.
No final dos anos 90 inicia-se o treinamento funcional em São Paulo, em uma academia com o público alvo focado para lutas, onde depois expandiu-se para os demais alunos.
Qual o principal objetivo do treinamento funcional (T.F.)? Ele melhora do condicionamento físico como um todo. Em um segundo momento, desenvolve e aprimora habilidades específicas do indivíduo, sejam elas voltadas para um esporte ou para a vida diária, promovendo uma melhor qualidade de vida.
O treinamento funcional é caracterizado por atividades que envolvem exercícios simples até os mais complexos, por meio do próprio peso corporal ou com o uso de implementos, e visa trabalhar diferentes capacidades físicas como a força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e resistência.
O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.
9 exercícios funcionais e como fazer. Os exercícios funcionais são aqueles que trabalham todos os músculos ao mesmo tempo, diferentemente do que acontece na musculação, em que os grupos musculares são trabalhados de forma isolada.
O treino funcional é caracterizado pela semelhança do trabalho às situações cotidianas e baseia-se no princípio da especificidade, direcionado a alguma modalidade. ... O exercício funcional tira o praticante dos movimentos mecânicos e eixos definidos e isolados, muito comuns na musculação.
Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras.
Alimentos Funcionais
O que são: São alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.
"Alimentos com alegações de propriedades funcionais são uma categoria que apresenta propriedades relativas ao papel metabólico ou fisiológico que uma substância tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano", explica Thalita Antony de Souza Lima, gerente geral de alimentos ...
Alimentos funcionais são alimentos que, graças à presença de componentes ativos, promovem benefícios à saúde, além daqueles proporcionados pela nutrição básica.
Você provavelmente já viu algum alimento cuja embalagem dizia: “Fortificado com ferro” , “Rico em cálcio” ou algo parecido. Estes alimentos são os chamados fortificados ou enriquecidos e estão presentes em vários produtos que consumimos diariamente, como farinhas, leite, produtos lácteos e etc.
Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.
Os alimentos funcionais apresentam em sua composição compostos bioativos capazes de atuarem como moduladores dos processos metabólicos, diminuindo o risco de surgimento de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, doenças cardiovasculares, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, entre outras).
“Os alimentos funcionais, além das funções nutricionais básicas, produzem efeitos benéficos à saúde. Eles apresentam ingredientes ativos capazes de prevenir ou reduzir os riscos de doenças crônicas, degenerativas, diabetes e também o câncer”, afirmou Renata.
Os alimentos funcionais podem ser divididos de acordo com quatro conceitos entre as definições apresentadas:
Os nutracêuticos podem ser classificados como fibras dietéticas, ácidos graxos poliinsaturados, proteínas, peptídios, aminoácidos ou cetoácidos, minerais, vitaminas antioxidantes e outros antioxidantes (glutationa, selênio) (ANDLAUER & FÜRST, 2002).
Os nutracêuticos são compostos bioativos que podem ser usados para suprir as necessidades do organismo, podendo ser encontrada em uma única cápsula, uma combinação de nutracêuticos. Alguns dos nutracêuticos mais comuns são o ômega-3, licopeno, resveratrol, fitoesterois, probióticos, vitaminas, minerais e as fibras.
10 alimentos que ajudam a prevenir doenças crônicas
10 alimentos que dão mais energia e disposição ao corpo
Confira alguns alimentos ricos em compostos bioativos Encontrados em hortaliças, cereais, chás, café, cacau, vinho e frutas de cor bordô e vermelho escuro, soja, entre outros.
Um composto bioativo é um composto que tem um efeito sobre um organismo vivo, tecido ou célula. No campo da nutrição os compostos bioativos distinguem-se dos nutrientes essenciais.
Substâncias bioativas são moléculas orgânicas de baixa massa molecular que apresentam uma ampla diversidade química e efeitos diversos sobre organismos vivos, sendo associadas às mudanças em seu comportamento, fisiologia ou metabolismo.
É considerado componente bioativo de um alimento aquela substância que aporta algum benefício para a saúde além dos considerados como nutrição básica. Estes componentes se encontram geralmente em pequenas quantidades em produtos de origem vegetal e em alimentos fontes de lipídeos.