A primeira escola de Serviço Social do mundo surge em Amstardã, em 1899. Para resolver a questão do disciplinamento do tempo do operário, as Ligas das Senhoras Ca- tólicas em São Paulo, e a Associação das Senhoras Brasileiras no Rio de Janeiro, vão ficar responsáveis pela educação dos trabalhadores.
A acção do Serviço Social foi sendo desenvolvida maioritariamente com base em pressupostos de regulação, normalização e moralização da classe burguesa em relação à classe operária, ou seja, acreditava-se que as “questões sociais” que derivavam da Revolução Industrial, colocavam em causa a ordem social e o modo de vida ...
A história do Serviço Social no Brasil surgiu na década de 1930. ... Assim, surgiu em 1936 a primeira Escola de Serviço Social, em São Paulo, coordenada por Albertina Ferreira Ramos e Maria Kiehl, ambas sócias do Centro de Estudos de Ação Social, vinculado a Igreja Católica.
E o Movimento de Reconceituação vem reformular a prática dos assistentes sociais, propondo uma prática sistemática e científica, tornando-se o ponto de partida para um Serviço Social crítico, a qual tem grande influência no exercício profissional na contemporaneidade. IAMAMOTO, Marilda Vilela.
Sobre o marxismo, foi a partir da década de 60 que o materialismo histórico dialético passa a influenciar o Serviço Social. ... O movimento de reconceituação marca a primeira aproximação do Serviço Social com a teoria marxista, trazendo para a profissão uma gama de entendimento por meio de práticas políticas.
Fundamental contextualizar que o método BH está situado no Movimento de Reconceituação do serviço social que tem três fases: Modernização Conservadora, Reatualização do conservadorismo e Intenção de ruptura.
O maoismo contido na proposta metodológica se evidencia no “marco referencial teórico” que fundamenta a estruturação do conhecido “Método BH”, no qual o processo de conhecimento da realidade se dá pela sucessão de “momentos sensíveis e abstratos”, até alcançar o conhecimento científico, “racional”.
A obra nos mostra o modo como se configurava o “Método B.H” que foi entendido como caminho e meio para sair das dificuldades do momento, tendo como objeto de pesquisa a classe oprimida e, como objetivo principal, a transformação da sociedade e do homem por meio da conscientização, capacitação e organização.
A intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional, teve como marco principal a Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais, responsável pela formulação do Método Belo Horizonte, mais conhecido como BH.
A reatualização do conservadorismo recusa o positivismo e os incipientes debates sobre a teoria marxiana no interior da profissão, e resgata o traço microscópico da profissão, pois "trata-se de uma 'cientificidade' evanescente, onde, em nome da 'compreensão', dissolvem-se quaisquer possibilidades de uma análise ...
O amadurecimento teórico-metodológico do Serviço Social deu-se a partir do período pós- ditadura e foi fortalecido na década de 1970 com o movimento de reconceituação na intenção de ruptura com o conservadorismo. 2. Um Breve Histórico da Constituição da Profissão de Serviço Social.
2- Qual movimento do Serviço Social aconteceu de forma peculiar, seguindo uma dinâmica diferenciada, em um processo de renovação que, segundo Netto (2010), apresentou três tendências: a modernizadora, a de reatualização do conservadorismo e o da intenção de ruptura? Escolha uma: a. De desenvolvimento.
Após a reunião em Araxá no ano de 1967, com o objetivo de teorizar o Serviço Social foi encontrado ainda a necessidade de um estudo sobre a Metodologia do Serviço Social face à realidade brasileira. 1- Teoria do Diagnóstico e da Intervenção em Serviço Social- A intervenção do Serviço Social. ...