A metodologia 5S foi desenvolvida no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial. O seu objetivo era auxiliar na reestruturação do país e reorganizar suas indústrias. Neste período, os princípios de controle da qualidade americanos foram aperfeiçoados no Japão impulsionando o desenvolvimento da indústria nipônica.
O Programa 5 S's tem sua origem no Japão, quando em Maio de 1950, o professor Kaoro Ishikawa apresenta um método para combater o desperdício, e ajudar o país destroçado pela guerra, e sem recursos naturais.
5S é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. ... Seiso – Senso de limpeza. Seiketsu – Senso de padronização. Shitsuke – Senso de disciplina.
Então, se você se identificou, vamos seguir para o passo a passo de como implantar o 5S.
Os principais benefícios da metodologia 5S são:
Trata-se da etapa inicial e a base para a implantação de qualidade total, e se refere à inicial de cinco palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (disciplina).
O Seiketsu é conhecido como senso de padronização. Nele está inserido a implementação de ideias que aumentem a qualidade em geral. Tal qualidade refere-se tanto a aparência física do ambiente, como dos colaboradores de uma empresa ou negócio.
O senso da Autodisciplina aborda a necessidade de seguir regras e procedimentos padrões desenvolvidos durante os primeiros quatro sensos da metodologia: utilização, organização, limpeza, padronização. Tudo o que foi trabalhado durante os quatro sensos iniciais agora necessita ser verificado e aperfeiçoado.