O Movimento Nativista Pau-Brasil e o Antropófago representaram uma das principais tendências estéticas do Modernismo brasileiro, e o impulsionou a um compromisso maior com a brasilidade. ... Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos.
Mário de Andrade foi um escritor modernista, crítico literário, musicólogo, folclorista e ativista cultural brasileiro . Seu estilo literário foi inovador e marcou a primeira fase modernista no Brasil, sobretudo, pela valorização da identidade e cultura brasileira.
25 de fevereiro de 1945
Oswald de Andrade era poeta, romancista, dramaturgo, jornalista e professor. Ele foi um dos precursores do modernismo brasileiro. ... Irônico, provocador e militante político, foi o idealizador dos manifestos modernistas brasileiros, além de uma das personalidades mais polêmicas de seu tempo.
Mário de Andrade é um importante escritor do Modernismo brasileiro. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1893, e morreu em 1945, nessa mesma cidade. Participou da Semana de Arte Moderna, que inaugurou o Modernismo no Brasil.
Ficou conhecido na literatura por ter participado da fundação do modernismo brasileiro. Foi um dos principais nomes da Semana de Arte Moderna de 1922. ... Mário de Andrade trabalhou na “Revista da Antropofagia”, criada em 1928 pelo amigo e também modernista Oswald de Andrade.
O poema de Mário de Andrade apresenta uma reflexão sobre a criação de uma expressão. literária brasileira, envolvendo questões que passam pela busca e imitação de modelos. desconhecimento da língua portuguesa utilizada no Brasil e pela estrangeiros, pelo. construção da identidade nacional.
O poema de Mário de Andrade apresenta uma reflexão sobre a criação de uma expressão literária brasileira, envolvendo questões que passam pela busca e imitação de modelos estrangeiros, pelo desconhecimento da língua portuguesa utilizada no Brasil e pela construção da identidade nacional.
As mãos atirem por aí, Que desvivam como viveram, As tripas atirem pro Diabo, Que o espírito será de Deus.
Todas tem que lidar com o tempo, a morte, a sociedade e as relações humanas, por exemplo. Muitos poemas também tratam desses e de outros temas com os quais os leitores podem fazer associações e compreender.
a) O tema é a exaltação do poeta na descrição de cenas cotidianas da cidade de São Paulo, com o progresso do início do século XX . Exalta o entusiasmo do eu lírico com a cidade em desenvolvimento .