Os Ministérios são órgãos executivos que fazem parte do governo federal. Foram criados com a função de assessorar o presidente da república na realização de suas atividades. Para isso, trabalham planejando e executando ações e medidas que colocam em prática as políticas do governo federal.
Ministério da Segurança Pública: responsável por ações da Polícia; Ministério do Trabalho: fiscaliza e audita condições de trabalho e afins; COAF: órgão que investiga toda e qualquer movimentação financeira suspeita; CGU: atua na prevenção e combate à corrupção.
No âmbito da sua esfera de competências, cada ministério exerce funções públicas, essencialmente de natureza administrativa, em conformidade com as diretrizes políticas estabelecidas pelo governo. O membro do governo titular do ministério assegura a tradução das diretrizes políticas em atividades administrativas.
Veja alguns exemplos:
É curioso observar os fatores que orientam a criação de ministérios. Entre eles, encontram-se principalmente, elementos de ordem prática e política, determinados pela época histórica. Mas os ministérios também podem ser criados em função de necessidades ou demandas sociais, e até mesmo para favorecer aliados políticos.