Anticorpos são glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo. Essas glicoproteínas de defesa atuam de diferentes formas para evitar que uma partícula invasora cause danos à saúde.
Para ensaios anticorpo-baseados (immunoassays), o anticorpo usado para detectar o antígeno do interesse deve ser conjugado a uma molécula que possa ser detectada, referida frequentemente como a etiqueta./span>
Significado de Conjugado adjetivo Junto, ligado, emparelhado. Folhas conjugadas, as compostas, cujos folíolos estão dispostos aos pares de ambos os lados do pecíolo. Mecânica Diz-se de duas peças ou mecanismos que concorrem para uma ação comum.
ELISA (do inglês Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) ou ensaio de imunoabsorção enzimática é um teste imunoenzimático que permite a detecção de anticorpos específicos (por exemplo, no plasma sanguíneo). Este teste é usado no diagnóstico de várias doenças que induzem a produção de imunoglobulinas, entre outras.
O termo hapteno, proposto por Landestiner em 1920, é designado a toda espécie molecular não imunogênica ao receptor, que se combina com uma macromolécula imunogênica carregadora ("carrier") sendo capaz de licitar uma resposta imune específica no hospedeiro.
Immune system. O sistema complemento (SC) é o principal mediador humoral do processo inflamatório junto aos anticorpos. Está constituído por um conjunto de proteínas, tanto solúveis no plasma como expressas na membrana celular, e é ativado por diversos mecanismos por duas vias, a clássica e a alternativa.
Epitopo ou determinante antigênico é a menor porção de antígeno com potencial de gerar a resposta imune. É a área da molécula do antígeno que se liga aos receptores celulares e aos anticorpos. É o sítio de ligação específico que é reconhecido por um anticorpo ou por um receptor de superfície de um linfócito T (TCR).
A alergia é uma doença sistêmica, que afeta o corpo como um todo, causada por fatores ambientais e/ou alimentares e que causa muitas complicações nas pessoas diagnosticadas. Felizmente, devido ao avanço da medicina, quando o tratamento é iniciado precoce ou preventivamente, os pacientes convivem bem com ela./span>
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 40% da população mundial sofre com algum tipo de alergia. A alergia de pele é uma reação inflamatória decorrente de uma sensibilidade a um determinado estímulo....5 tipos de alergias:
Tratamento para alergia na pele Geralmente, o tratamento é feito com anti-histamínicos como desloratadina ou ebastina, por exemplo, ou com corticoides como a hidrocortisona ou mometasona, na forma de cremes, pomadas, xaropes ou comprimidos, que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia.
Sua manifestação é desencadeada de forma irregular, quando o organismo entra em contato com algum agente externo que funciona como alérgeno ou irritante. O início de reação é, geralmente, progressivo e pode durar em média até sete a dez dias, em caso de crise de asma quando adequadamente tratada./span>
As reações alérgicas podem ser imediatas (30 minutos até 2 horas após a administração da droga), aceleradas (2 a 48 horas após a administração da droga) e tardias (48 horas após a administração da droga).
O que fazer: Nestes casos, deve-se chamar uma ambulância ou levar a pessoa imediatamente para o hospital, porque ela corre risco de vida. Ainda na ambulância, podem ser iniciados os primeiros socorros com a administração de anti-histamínicos, corticoides ou remédios broncodilatadores, para facilitar a respiração.
Sintomas de alergia alimentar
1 - Alho: Muito usado para temperos, esse ingrediente, que está sempre relacionado ao combate de gripes e resfriados, também é ótimo para evitar crises alérgicas. Isso se deve graças à presença importante da substância quercetina, um dos principais agentes anti-histamínico de proteção do organismo.