Juscelino idealizou a construção de Brasília para que fosse a síntese perfeita do seu plano de modernização do Brasil. Durante as obras, o presidente não poupou recursos para que a cidade projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa fosse erguida. Os trabalhadores que a fizeram ficaram conhecidos como candangos.
Os quatro grandes nomes da construção de Brasília foram, portanto, o do presidente Juscelino Kubitschek; o do diretor da Novacap, Israel Pinheiro; o do arquiteto do projeto, Oscar Niemeyer; e o do urbanista Lúcio Costa. Por três anos, trabalhadores de todo o Brasil foram para Brasília para participar da sua construção.
Cerca de 80 mil pessoas foram para o cerrado brasileiro trabalhar na construção de Brasília. Na praça dos Três Poderes está o símbolo daqueles que construíram e foram os primeiros habitantes de Brasília: a escultura Os Guerreiros, mais conhecida como Os Candangos, de Bruno Giorgi.
Um dos episódios mais controversos sobre a construção de Brasília envolve o relato de um massacre de operários. O fato teria ocorrido no domingo de carnaval de 1959. De acordo com a versão oficial, houve apenas uma morte. Mas, segundo alguns trabalhadores, o número de mortos varia entre nove e mais de 100 pessoas.
Eles vieram de várias partes do Brasil, em especial do Nordeste, chamados de candango. Após o fim da construção eles passaram a morar ao redor de Brasília, nas cidades satélites.
Após o fim das construções e inauguração de Brasília, os candangos acabaram ficando e se tornando habitantes da nova região, compondo mais que a metade dos brasilienses natos.
Em 1957 chegaram ao local da futura capital os primeiros trabalhadores: uma massa humana de diferentes origens e características sociais que, mesmo sem garantia de conforto ou de bem-estar, dispunha-se a trabalhar para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
"Candango" era uma forma um tanto quanto preconceituosa de chamar os diversos imigrantes (vindos majoritariamente das regiões Norte e Nordeste) que foram para a então inóspita região de Brasília para construir do zero a cidade que viria a ser a Capital Federal.
Resposta: Os trabalhadores que construíram Brasília (genericamente chamados de "candangos") eram, em sua maioria, imigrantes de outras regiões do país (em especial norte e nordeste), tendo parte deles voltado para as suas regiões e outros passado a viver nas zonas periféricas de Brasília.
"Candango" é o termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção. De origem Africana, Candango significa "ordinário", "ruim", e era a denominação que se dava aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília .
moravam em tendas e barracas pois nao tinham um lugar certo para se fixar pois eles estavam construindo brasilia.
No local onde hoje está localizada a cidade de Brasília, antes de sua construção eram terras com a formação geográfico de planaltos e cuja vegetação consistia de cerrados.
Atualmente, o gentílico que o cidadão do Distrito Federal se autoatribui é candango, mas o oficial é brasiliense. [...] CANDANGO passou definitivamente a ser o gentílico de Brasília, como é carioca aquele que nasce no Rio...
O dicionário explica que a palavra nasceu na África. Era como os escravos se referiam aos portugueses que traficavam pessoas — gente ruim, ordinária, perversa. No começo, candangos eram os nordestinos, a maior parte da mão de obra braçal. Depois passou a denominar os pioneiros que chegaram nos primórdios da capital.
Resposta: "Candango" é o termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção. De origem Africana, Candango significa "ordinário", "ruim", e era a denominação que se dava aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília .
Candango é o termo aplicado aos operários que participaram das primeiras construções do Distrito Federal, ao final da década de 50. Muitos deles migraram de outros estados, grande parte do nordeste. ... Em cima da denominação “candango” criou-se uma nova significação histórica para Brasília e que remete a origem da cidade.
O Distrito Federal não é dividido em municípios. Quem nasce em Ceilândia é brasiliense, assim como quem é do Plano Piloto, área central de Brasília, ou outras regiões.
"Brasiliense" é o nome que se dá a quem nasceu em Brasília. "Candango" é outro termo utilizado para designar os brasilienses, sendo, originalmente, usado para se referir aos trabalhadores que, em sua maioria provenientes da Região Nordeste do Brasil, migravam à futura capital para trabalhar em sua construção.
Cada um que mora em Brasília, com sua expressão, identidade e capacidade de se reinventar, é um brasiliense com jeito próprio de viver nessa cidade.
O Gentílico de Taguatinga é Taguatinense. Sua população no ano de 2010 era de 15.
Candango ou brasiliense? - Curta Mais.
O Centro Educacional Ave Branca (CEAB) tem este nome por este motivo, e também por este motivo uma ave faz parte da Bandeira de Taguatinga, que foi inspirada no poema Ta'Wa'Tiga de Antonio Garcia Muralha.
Taguatinga não significa ave branca, porque ave é wyrá." De acordo com ela, apesar de a palavra "tínga", nas línguas gerais indígenas, realmente significar "cor branca", a palavra correspondente a "ave" é "wyrá".
Taguatinga é uma região administrativa (ou cidade-satélite) do Distrito Federal brasileiro. A cidade foi fundada em 5 de junho 1958, em terras que anteriormente pertenciam à fazenda Taguatinga. O nome tem origem indígena e significa "Ave-branca".
Taguatinga comemora 61 anos com programação especial – Agência Brasília.
222.