O biodigestor é um equipamento fechado no qual ocorre à decomposição da matéria orgânica hidratada através da digestão anaeróbica, ou seja, na ausência de oxigênio bactérias anaeróbicas decompõem a matéria orgânica úmida presente no equipamento.
A biodigestão anaeróbica é um dos métodos para tratamento de resíduos poluidores, de origem orgânica, que consiste na degradação de compostos orgânicos em substâncias mais simples como metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), através da interação de diferentes microrganismos que atuam na ausência de oxigênio (GONÇALVES ...
Na compostagem anaeróbia, a decomposição é realizada por micro-organismos que podem viver em ambientes sem a presença de oxigênio; ocorre em baixas temperaturas, com exalação de forte odor e leva mais tempo até que a matéria orgânica se estabilize.
As bactérias metanogênicas desempenham duas funções primordiais: elas produzem gás insolúvel ( metano ) possibilitando a remoção do carbono orgânico do ambiente anaeróbio, além de utilizarem o hidrogênio, favorecendo o ambiente para que as bactérias acidogênicas fermentem compostos orgânicos com a produção de ácido ...
A digestão anaeróbia, ou também biogasificação ou biometanização, é um conjunto de processos em que os microorganismos degradam a matéria orgânica biodegradável na ausência de gás oxigênio. ... O processo produz biogás, uma mistura que consiste em metano, dióxido de carbono e traços de outros gases 'contaminantes'.
Existe a possibilidade de esta etapa ser mais lenta que as demais, limitando o processo global da digestão anaeróbia, sendo que os principais fatores associados são: tempo de retenção, temperatura, pH, tamanho e distribuição das partículas (FARIA, 2012).
O processo de biodigestão A biodigestão ocorre em etapas distintas: hidrólise; acidogênese; acetogênese; e metanogênese (Figura 2).
A nível bacteriano, a biodigestão anaeróbia acontece em 4 etapas: A Hidrólise a Acidogênese, a Acetogênese e a Metanogênese.
Microrganismos Utilizados na Fermentação. Bactérias, bolores, actinomicetos e leveduras são microrganismos largamente utilizados nos processos fermentativos. No entanto, as leveduras possuem maior destaque, sendo a espécie Saccharomyces cerevisae a mais conhecida.
São os microrganismos predominantes na digestão anaeróbia, responsáveis por cerca de 60 a 70 % de toda a produção de metano. Pertencem a dois gêneros principais: Methanosarcina (formato de cocos) e Methanosaeta (formato de filamentos). em reatores anaeróbios são: Methanobacterium, Methanospirillum e Methanobrevibacter.
Os produtos obtidos no processo de biodigestão vão a depender do tipo de biodigestão usada, mas, de forma geral vamos a obter uma mistura gasosa chamada Biogás, uma parte sólida ou Biofertilizante, e uma parte líquida conhecida como efluente mineralizado.
Os biodigestores são compartimentos fechados nos quais ocorre decomposição de matéria orgânica, produzindo biogás e biofertilizante. ... A decomposição que a matéria orgânica sofre dentro do biodigestor chama-se digestão anaeróbica, que é realizada através da atividade de bactérias anaeróbicas.
Podemos encontrar dois tipos de biodigestores: em batelada e contínuo.
O biodigestor rural pode ajudar a diminuir o impacto da agropecuária ao auxiliar na correta destinação dos dejetos dos animais, dos resíduos agrícolas e até mesmo de dejetos humanos, dos trabalhadores rurais. Esses resíduos naturalmente sofrerão um processo de decomposição quando dispostos no solo ou nos rios.
Conheça as vantagens do biogás
Para iniciar a operação do biodigestor é necessário primeiramente preparar o substrato. Dentro de um balde plástico, coloque cerca de 8 a 9 litros de esterco de animais ou o material desejado, adicione água na mesma proporção e misture bem até ficar homogêneo.