As vesículas secretoras contêm enzimas que são usadas na fabricação da parede celular de plantas, protistas, fungos, bactérias e arqueas ou da matriz extracelular das células animais.
As vesículas secretórias são vacúolos formados por envoltórios liberados do próprio complexo de golgi para fora da célula, ou para alguma outra estrutura importante da célula. Basicamente a vesícula secretora é o meio de transporte que os produtos maturados e secretados pelo complexo de golgi.
A palavra endocitose significa "dentro da célula" e refere-se ao processo de entrada de substâncias na célula. Existem dois tipos de endocitose: a fagocitose e a pinocitose. Como vimos, a fagocitose refere-se ao englobamento de partículas sólidas, a partir da formação dos pseudópodes.
Processo de Pinocitose Quando a membrana se fecha em si, forma-se uma vesícula que é puxada pelo citoesqueleto para o citoplasma. Essa vesícula é denominada de pinossomos, em seu interior encontra-se a substância a ser digerida.
A citocinese é a divisão do citoplasma, que dá origem as duas células-filhas. Geralmente, a citocinese ocorre ao final da telófase. A citocinese é um processo que ocorre de maneira diferente nas células vegetais e nas células animais.