As aminas são usadas na síntese de compostos orgânicos, na produção de certos tipos de sabões e na vulcanização da borracha. As aminas aromáticas são muito usadas na fabricação de corantes (como a anilina, que é a benzenoamina) e de explosivos.
Os nitrocompostos, de forma geral, podem ser utilizados na fabricação de agrotóxicos, corantes, anilina, bactericidas, fungicidas, aditivos, solventes; atuam também como explosivos e no refino do petróleo.
A regra IUPAC de nomenclatura dos nitrocompostos determina a utilização do termo nitro antes do prefixo, infixo e a vogal o. A nomenclatura de um nitrocomposto segue, como todos os outros compostos orgânicos, uma regra oficial estabelecida pela IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada).
O explosivo TNT é o nitrocomposto trinitrotolueno e seu nome químico é 2-metil-1,3,5-trinitrobenzeno. ... O TNT é tão explosivo que detona com apenas uma temperatura de 80°C ou uma fagulha elétrica.
2,4,6-Trinitrotoluene
Caso ainda não saiba como fazer pólvora e areia virarem TNT, basta acessar uma mesa de trabalho. A receita do bloco fica logo acima do Sílex e Aço na aba Ferramentas e Armas. Você precisa de cinco punhados de pólvora, obtidos ao matar Creepers, e quatro blocos de areia, que pode ser comum ou vermelha.
Resposta. A explosão do trinitrotolueno é exotérmica, libera vapores tóxicos que causam irritações respiratórias e cutâneas, alto índice de ruído. Além da reação de trinitação, o grupo metil (-CH^3) do tolueno funciona como radical ativante, o mesmo é orto e para dirigente.
TNT (trinitrotolueno): criado para uso em artefatos bélicos na Primeira Guerra Mundial, é formado a partir da nitração do tolueno. Ao contrário da nitroglicerina, o TNT puro é uma substância estável e não tão sensível a atritos. Ele só explode com o auxílio de um sistema que dê energia para iniciar a reação.
TNT é a abreviatura de 'tecido-nãotecido' e SMS a de 'spunbond-meltblown-spunbond'. Tecnicamente, o TNT é um material fabricado a partir de uma liga de fibras e um polímero (polipropileno) que são unidos e colados por calor ou pressão.