Nunca sobreponha os materiais de dentro do envelope e nem os envelopes. Deixe um espaço de pelo menos 1 centímetro entre os envelopes e o tanque da autoclave. Se você utilizar o suporte para envelopes, coloque todos na mesma direção, com o lado do plástico voltado para o mesmo lado.
Autoclave (vapor saturado sob pressão) Indicada para a esterilização de instrumentos de plástico, termoplástico, borracha, fibra, tecido, acrílico e aço.
Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).
Não coloque material quente recém saído da autoclave sobre superfícies frias, isto poderá condensar vapor dentro dos pacotes. Forre a superfície com campo duplo de preferência estéril. Mantenha atenção ao carregar e descarregar a autoclave para evitar o rompimento dos pacotes.
Os materiais indicados para serem esterilizados por este método são instrumentos de ponta ou de corte, que podem ser oxidados pelo vapor, vidrarias, óleos e pomadas.
ESTERILIZAÇÃO POR CALOR SECO Os materiais indicados para serem esterilizados por este método são instrumentos de ponta ou de corte, que podem ser oxidados pelo vapor, vidrarias, óleos e pomadas.
Exigências procuram evitar riscos de contágio Foi justamente para proteger a saúde dos clientes que a Anvisa proibiu o uso da estufa, determinando o autoclave em seu lugar, considerado muito mais eficiente.
O forno de Pasteur tem restrição a esterilização de óleos, de alguns pós, de instrumentos cirúrgicos de vidrarias. Não serve para esterilizar algodão, lã, plásticos, nem pode ser usado quando houver presença de água nem produto, mesmo que seja água de cristalização.
O calor seco é um método eficiente de esterilização, quando normas e técnicas corretas forem seguidas. Meio mais utilizado atualmente em odontologia; * 2 Horas para 160 °C (mais recomendado por afetar menos os instrumentos e materiais submetidos à esterilização). ...
A escolha do método mais eficiente dependerá do tipo de produto utilizado e podem ser físicos, químicos ou uma combinação de ambos. Os processos de esterilização mais utilizados são a Autoclavagem (vapor), Óxido de Etileno e Radiação Gama.
De acordo com a pressão oferecida a temperatura varia. A temperatura dos ciclos das autoclaves Cristófoli são: 121o C, 129o C e 134oC. Portanto para que a esterilização aconteça é necessário o contato do vapor (na temperatura certa pelo tempo adequado) com o material a ser esterilizado.
75 à 90 min
A esterilização por calor seco é realizada por condução. O calor é absorvido pela superfície externa do item e passa para o centro do item, camada por camada. Todo o item acabará por atingir a temperatura necessária para a esterilização. O calor seco faz a maior parte do dano oxidando as moléculas.
O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:
Esterilização é o processo que se utiliza de agentes químicos ou físicos para destruir todas as formas de vida microbiana. ... Todos os processos de esterilização, a nível hospitalar, baseiam-se em bioburden de 106 esporos por campo.
Uma das formas mais usadas para esterilização é o óxido de etileno (ETO), indicada para os materiais termossensíveis, que são aqueles cujas características físicas sejam incompatíveis com os processos convencionais de esterilização por vapor e alta temperatura.
Como esterilizar recipientes plásticos
O enlatamento foi a base para a esterilização de alimentos durante, aproximadamente, 150 anos....As diversas práticas utilizadas para a preservação dos alimentos podem ser resumidas como segue:
Como fazer:
Já os materiais de aço inox (ou outros que resistam à temperatura) devem ser limpos (você só precisa ter cuidado para não se furar/cortar) e esterilizados de tempos em tempos. No entanto, muita gente faz uma fervura de objeto, deixando-o imerso em água, e isto não garante o processo de eliminação dos microorganismos.
Para começar, o mais comum, o álcool 70% é a solução mais indicada para a desinfecção e anti-sepsia; Fazer o uso da estufa para a esterilização dos equipamentos utilizados; É necessário que o material a ser esterilizado permaneça por 1h à 170º ou 2h à 160º.
Limpe o metal com uma combinação de sabão neutro e água morna e enxágue com água corrente quente. Examine o metal com cuidado após a lavagem para garantir que você tenha removido todos os vestígios do sabão.