Como usar o colar cervical. Conhecida também como coleira cervical, o colar é um item de saúde utilizado ao redor do pescoço, como um anel, indicado por um médico especialista para ser colocado em caso de traumas na região do pescoço, torcicolos, artrites, artroses ou outros problemas ligados à coluna.
A finalidade principal e específica do colar cervical é proteger a coluna cervical de compressão. Quando instalado de forma eficiente ele se apoia sobre o peito, a coluna torácica posterior, a clavícula e o músculo trapézio. A cabeça fica imobilizada sob o ângulo da mandíbula e na região occipital do crânio.
É contraindicado o uso do colar cervical: a) No atendimento ao politraumatizado. b) No paciente que apresenta comprometimento das vias aéreas. c) Enquanto a estabilização manual da cabeça for possível.
Como usar o colar cervical?
Lavar manualmente com sabão neutro em água até 40ºC. Não lavar ou secar em máquina. Não utilizar produtos clorados ou solventes para remover manchas. Secar à sombra, na vertical, sem torcer.
Colar Cervical Philadelphia
O colar cervical é um item que pode auxiliar no tratamento. Ele imobiliza a região e funciona como uma muleta para o pescoço, desempenhando a função de sustentar a cabeça de modo que a musculatura do pescoço não precise ter esse trabalho e, assim, se restabeleça.
Quanto tempo dura o torcicolo Geralmente o torcicolo dura no máximo 3 dias, mas causa muita dor e desconforto prejudicando o dia a dia da pessoa afetada.
Recomendo compressa quente. Verifique antes a temperatura e proteja a bolsa de água com toalha, para prevenir queimadiras. Se não melhorar em 2 dias procure seu médico. O torcicolo é um espasmo da musculatura, ou seja, uma contração muscular mais forte que o normal.
O torcicolo comum é causado por um espasmo muscular na região do pescoço. O espasmo é caracterizado pela contração intensa do músculo, o que já causa dor. Além de provocar desconforto, a condição dificulta a irrigação sanguínea na região, o que gera mais dor, limitando os movimentos da cabeça por um período.
As maiores indicações da compressa fria são para pancadas, hematomas ou lesões articulares, sendo que é recomendado começar o tratamento imediatamente ou ao menos nas primeiras 48 horas. É por isso que é comum esportistas utilizarem as bolsas de gelo logo depois de sofrerem alguma lesão durante as práticas.
Ao colocar uma compressa de água morna no local, há aumento da circulação sanguínea local, relaxando os músculos do pescoço e aliviando as dores. Para isso, basta molhar uma toalha, colocar dentro de uma bolsa plástica com fecho e levar ao microondas por cerca de 3 minutos.