Qual a finalidade da oximetria? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Oximetria é um exame usado com um aparelho de Oximetro de pulso para medir os sinais vitais de pacientes internados ou em observação. Normalmente o procedimento consiste em colocar o aparelho sobre o pulso, geralmente no dedo ou na orelha.
Como descrever saturação?
O nível de oxigênio mensurado com um oxímetro é chamado de nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2). A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que seu sangue está transportando, comparada com o máximo da sua capacidade de transporte.
Qual o objetivo da saturação de oxigênio?
É uma medida útil para avaliar mudanças agudas do estado clínico do paciente e ajuste do ffuxo de oxigênio de acordo com o valor recomendado. Não se pode desconsiderar, contudo, as limitações impostas pela oximetria de pulso(2). Os valores de saturação têm equivalência com a gasometria arterial.
Quando o oxímetro indica 82% de saturação o paciente apresenta?
Se sua leitura foi de 82%, por exemplo, seu verdadeiro nível de saturação de oxigênio pode estar entre 80 e 84%. No entanto, a qualidade da forma de onda e a avaliação do indivíduo devem ser consideradas. Fatores como movimento, temperatura ou esmalte de unhas podem afetar a precisão.
O que é o pi do oxímetro?
O PI é um valor numérico que indica a intensidade da pulsação no ponto no qual está posicionado o sensor. É um valor relativo que varia a segunda dos pacientes e a segunda da zona na qual está posicionado. Para valores superiores ao 4% a medição é atendível.
Como saber se minha oxigenação está baixa?
Uma opção é comprar um oxímetro — aquele aparelhinho encontrado em farmácias que é colocado no dedo para medir a saturação de oxigênio no sangue. Se ele estiver marcando menos de 94%, é hora de ir ao hospital para, entre outras coisas, receber oxigênio por meio de equipamentos.