As línguas de sinais são estruturadas a partir de unidades mínimas que formam unidades mais complexas, utilizadas dentro de contextos. Para se expressar na língua de sinais, é necessário atenção visual, memória visual, discriminação visual, agilidade manual e expressão facial e corporal.
Considerando os fatos observados na LIBRAS, nós assumimos que a LIBRAS apresenta duas possíveis representações da estrutura da frase: uma com a projeção de IP para captar as derivações que apresentam verbos sem concordância, e outra com a projeção de AgrP e TP para acomodar as derivações que apresentam os verbos com ...
Crie várias frases sobre o assunto que vc quer comunicar seguindo os seguintes critérios:
A topicalização é utilizada para dar ênfase a um tópico na frase, pode ser assim destacado no início da frase fazendo uma inversão da estrutura sujeito-verbo-objeto (SVO), através de repetições da mesma palavra ou do mesmo sujeito, dessa forma o restante da oração é caracterizado por comentário. Veja alguns exemplos.
O que são sinais icônicos e arbitrários? Pode-se dizer que os sinais icônicos se configuram como uma categoria baseada na plasticidade, consistindo na capacidade de um signo poder representar de maneira pictórica ou figurativa o objeto tomado como referência.
Vejamos alguns exemplos entre os sinais icônicos e arbitrários. LIBRAS - representa o tronco usando o antebraço e a mão aberta, as folhas em movimento. LSC (Língua de Sinais Chinesa) - representa apenas o tronco da árvore com as duas mãos (os dedos indicador e polegar ficam abertos e curvos).
Assim, têm-se em libras gestos que representam conceitos icônicos, tal como a representação de um telefone ou de uma casa facilmente compreensíveis por um falante oral. Mas têm-se também sinais arbitrários, tal como conversar, que não tem relação a representação de nenhum objeto, sendo portanto abstrato.
As funções deste recurso estrutural da língua se fazem necessárias para a soletração de nomes próprios, palavras em destaque, explicar o significado de uma palavra da qual não se conhece o sinal, ou para aguçar o sentido de uma determinada palavra. Observemos os exemplos abaixo: COPO, SHOW e OI.
Os empréstimos serão aqui entendidos como lexemas adquiridos de outras línguas, que ao serem incorporados na língua alvo, ou seja, dicionarizados, em um sistema de escrita, sofrem alguma adaptação, conforme apresentado por Carvalho (1989, p.
Empréstimo linguístico é a incorporação ao léxico de uma língua de um termo pertencente a outra língua, seja mediante a reprodução do termo sem alteração de pronúncia e da grafia (exemplo:know-how, spray), seja mediante adaptação fonológica e ortográfica (exemplos:garçom, futebol).
É um estágio da datilologia que apresenta forma, ritmo e movimento próprios. Algumas palavras parecem transformar-se em sinais (sinal soletrado), equivalendo ao timbre das palavras.
25), o sinal soletrado refere-se a “uma palavra da língua portuguesa que, por empréstimo, passou a pertencer à Libras por ser expressa pelo alfabeto manual com uma incorporação de movimento próprio desta língua”.
Significado de Soletrado adjetivo Pronunciado com exame das letras e separação das sílabas. Lido com atenção e demoradamente. Decifrado. Etimologia (origem da palavra soletrado).
O alfabeto manual consiste do uso de formatos de mãos que representam as letras do alfabeto escrito, juntando as letras, produzidas com a mão, formamos um palavra. ... As configurações de mãos (CM) são formatos de mãos que formam os sinais, como uma das unidades mínimas usadas para produzir um sinal como todo.
O ideal seria obedecer à seguinte sequência: