A esfera é um objeto, que pode ser comparado a uma bola. A esfera tem a capacidade de rolar no chão. O círculo, é como se fosse uma circunferência toda pintada, que pode ser comparada a uma moeda.
O que é círculo? É um conjunto que inclui todos os pontos de uma circunferência e todos os pontos no interior dela. A definição de círculo está intimamente ligada à definição de circunferência. Um círculo é um conjunto de pontos resultantes da união de uma circunferência com todos os seus pontos internos.
O Ponto dentro do Círculo – foi herdado, conscientemente ou não, dos mais antigos ritos pagãos, nos quais ele representava os princípios masculino e feminino e tornou-se, como passar do tempo, o símbolo do Sol e do Universo. A adoração do falo, como símbolo de fertilidade, foi lugar comum em todo mundo antigo.
Círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos. Em outras palavras, o círculo é a área cuja fronteira é uma circunferência. Dessa maneira, a diferença fundamental entre círculo e circunferência é que o círculo é toda a área interna de uma circunferência.
Redondo tem mesmo a forma redonda/circular, já Arredondado é semelhante a redondo mas não é perfeitamente redondo, só tem a aparência.