EQST

Como Fazer Provisao Da Folha De Pagamento?

Como fazer provisao da folha de pagamento?

As Provisões são efetuadas com o objetivo de apropriar o resultado de um período de apuração, segundo o regime de Competência, pois os custos de férias e de 13º Salário são devidos no mês ocorrido, logo equivale a 1/12 avos a cada mês trabalhado. Entenda também Formas de Apuração das Regras de Contabilização.

Como contabilizar provisão?

O Cálculo é feito com base no número de dias de férias a que já tiver direito cada empregado, e na respectiva remuneração, na data do balanço, acrescentando-se os encargos de INSS e FGTS. O Valor apurado deverá corresponder ao saldo da provisão na data do balanço.

Como contabilizar IRRF sobre salário?

IRFF

  1. até R$ 1.

    Como contabilizar imposto de renda retido na fonte?

    A retenção do IRF, incidente sobre as importâncias creditadas por pessoa jurídica a outra pessoa jurídica, pela prestação de serviços caracterizadamente de natureza profissional, será efetuada na data da contabilização do valor dos serviços prestados, considerando-se a partir dessa data o prazo para o recolhimento.

    Como contabilizar IRRF sobre férias?

    Tanto o líquido das férias, como os impostos que incidem sobre, são contabilizados através do Recibo de Férias no Ativo Circulante - Adiantamento de Férias no momento do pagamento das férias. as contas transitórias são utilizadas para operações com desembolsos não provisionados por parte do plano de contas.

    Como contabilizar o vale transporte?

    Na aquisição do vale transporte, debita-se uma conta do ativo e credita-se a conta da origem de recursos respectiva. Na entrega do vale-transporte aos funcionários, debita-se a conta do adiantamento de vale transporte e credita-se a conta do ativo utilizada por ocasião da aquisição.

    Como contabilizar o vale alimentação?

    Assim, os vales-refeição adquiridos da Ticket Master deverão ser registrados em conta de despesas antecipadas, do grupo Ativo Circulante (AC), para ser apropriado, como despesa operacional, apenas no mês em que os mesmos forem utilizados pelos empregados.

    Como contabilizar vale combustível?

    No caso do vale combustível, quando ele é feito em dinheiro e sem o intuito de ressarcir o funcionário das despesas em nome da empresa, deve constar na folha de pagamento ou ser repassado como ticket, cartão ou vale-transporte.

    Como contabilizar reembolso de despesas de viagem?

    Como contabilizar reembolso a funcionários?

    1. Defina se a despesa é reembolsável. Antes de realizar o reembolso a seus funcionários a empresa precisa ter um padrão de quais gastos são reembolsáveis. ...
    2. Realize o lançamento em conta de ativos. ...
    3. Sempre solicite a nota fiscal dos produtos. ...
    4. Crie um recibo de reembolso.

    O que é a conta recuperação de despesas?

    REEMBOLSO OU RECUPERAÇÃO DE DESPESAS - CONTABILIZAÇÃO das pessoas que irão prestar os serviços e que são empregados ou sócios da empresa contratada. A contabilização deve ser simultânea, nas empresas contratantes, à vista dos documentos ou relatórios gerados.

    Como contabilizar um pagamento indevido?

    Os valores pagos indevidamente ou a maior estarão sujeitos à atualização monetária pela taxa SELIC acumulada mensalmente, calculados a partir da data do pagamento indevido ou a maior até o mês anterior ao da compensação, ou restituição e de 1% relativamente ao mês em que estiver sendo efetuada.

    Como contabilizar rateio de despesas?

    Boas práticas para um rateio de despesas equitativo

    1. As contas devem corresponder aos custos e às despesas necessárias, normais e usuais, devidamente comprovadas e pagas ou incorridas;
    2. Os critérios de rateio precisam ser razoáveis e objetivos, devendo estar alinhados com o preço real do serviço prestado;

    Como fazer lançamento de doação na contabilidade?

    O documento hábil para contabilizar o recebimento de uma doação de Imobilizado é o Termo de Doação. Nele deve constar o valor contábil e o valor avaliado ("valor justo" ou "valor de mercado") do Bem. O lançamento contábil da doação deve ser feito pelo valor avaliado ("valor justo" ou "valor de mercado") do Bem.