EQST

Qual A Diferença Entre Instrumental E Instrumentalidade No Serviço Social?

Qual a diferença entre instrumental e instrumentalidade no serviço social? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a diferença entre instrumental e instrumentalidade no serviço social?

A instrumentalidade também abrange a habilidade do uso dos instrumentos, mas não se restringe a ela. Instrumental: Segundo Martinelli (1994), é um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permite a operacionalização da ação profissional. Instrumento é: A estratégia que se realiza a ação.

Quais são as três dimensões que precisam ser dominadas pelo assistente social conforme estudos de iamamoto 2004 )?

Iamamoto (2004), após realizar uma análise dos desafios colocados para o Serviço Social nos dias atuais, apontou 03 dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social: Competência ético-política – o Assistente Social não é um profissional “neutro”.

O que é a dimensão Teórico-metodológica do serviço social?

A dimensão teórico-metodológica consubstancia-se na interlocução entre história, teoria e método, requerendo, para tanto, conhecimento que apreenda a realidade em seu movimento dialético, no qual e por meio do qual se engendram como totalidade as relações sociais que configuram a sociedade.

Quais são os principais documentos que compreendem a dimensão Jurídico-político do serviço social?

Quais são os principais documentos que compreedem a dimensão jurídico-político do Serviço Social? I.O Código de Ética profissional. II. A Lei de Regulamentação da profissão (lei 8662/93).

O que é serviço social de acordo com iamamoto?

Desde a década de 1980, afirma-se (IAMAMOTO; CARVALHO, 1982) que o Serviço Social é uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e técnica do trabalho social, o que supõe afirmar o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais.

Qual o objeto de trabalho do Serviço Social Segundo iamamoto?

IAMAMOTO, (1997, p. 14), define o objeto do Serviço Social nos seguintes termos: “Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.

O que é o Serviço Social hoje?

Os profissionais de Serviço Social estudam a realidade social brasileira e trabalham diretamente com a população. Atuam em situações de violação de direitos humanos como trabalho análogo, situação de refúgio, situação de rua e migração, retratadas diariamente pela mídia.

O que é o Processo de trabalho do assistente social?

O trabalho do assistente social acontece num contexto social que é caracterizado por questões sociais contraditórias e sua prática é definida a partir da questão da identificação do seu objeto que sofrerá a ação, ou seja, a questão social.

Como deve ser concebida a prática profissional do assistente social?

Alternativas: A prática do Assistente Social deve ser concebida como uma ação com direção e sentido. A prática profissional deve ser concebida não apenas pelo fazer cotidiano, mas também pelas determinações históricas, assim como um trabalho concreto e de valor social, orientada por conhecimentos e princípios éticos.

Como o serviço social contribui no processo de produção e reprodução da vida social?

O Serviço Social contribui para a produção e reprodução desta sociedade, ele participa deste processo enquanto trabalhador coletivo que, por meio de seu trabalho, garante a sobrevivência e a reprodução da força de trabalho.

O que é produção e reprodução da vida social?

O processo de produção/reprodução material e social situa-se na compreensão da totalidade do movimento da sociedade, sendo a categoria produção compreendida como as relações estabelecidas para produção das condições que satisfaçam as necessidades humanas, e a reprodução configurada como o fator que dá continuidade ao ...

O que é o processo de reprodução social?

Entende-se por reprodução social o processo mediante o qual uma sociedade, através de diversos mecanismos, reproduz a sua própria estrutura.

Qual a diferença entre trabalho e reprodução social?

Trabalho: visa a transformação da realidade para a produção dos bens necessários à reprodução material da sociedade. A reprodução social, é um processo, fundado pelo trabalho, que porem, refere-se a geração de novas relações sociais, mas que não mais se limitam a este.

O que é teoria da reprodução?

A Teoria da Reprodução Social (TRS) é fruto de um acúmulo histórico de debates que, tão antigos quanto o próprio capitalismo, foram retomados no interior de movimentos feministas-socialistas1 e antirracistas após as lutas por emancipação e reconhecimento das décadas de 1950 e 1960 nos Estados Unidos da América (EUA) e ...

O que é reprodução da força de trabalho?

A reprodução da força de trabalho é garantida, principalmente, pelas condições que o sistema de produção tem para garantir salário, habitação, alimentação, saúde, educação do trabalhador, especialmente dos jovens, que são a garantia da reposição da força de trabalho. ...

O que são meios de produção e força de trabalho?

Segundo a teoria marxista, meios de produção são os conjuntos formados por meios de trabalho e objetos de trabalho — ou tudo aquilo que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da natureza em si.

O que é a força de trabalho?

Força de trabalho pode significar: O número de pessoas com capacidade para participar do processo de divisão social do trabalho, em uma determinada sociedade. Pode ser usado como um sinônimo de população ativa; ... Marx considera a força de trabalho como a mais importante das forças produtivas.

Quais as características do modo de produção?

O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.

Quais são as principais características do capitalismo e do socialismo?

O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. ... O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.

Qual é o principal objetivo do sistema capitalista?

Procura pelo lucro: o capitalismo é um sistema que prima pela garantia do lucro. Sendo assim, o objetivo de todo aquele que detém o capital e os meios de produção é obter a maior quantidade de lucro possível por meio de sua atividade econômica.

Quais são as principais características do capitalismo financeiro?

O Capitalismo Financeiro – também conhecido como Capitalismo Monopolista – é a fase do sistema capitalista caracterizada pelo crescimento da especulação financeira em torno de ações de empresas, juros, títulos de dívidas e outras formas de crédito que se transformaram em mercadorias, sendo comercializadas como tais.